França volta mais forte? Veja a idade que Mbappé e todos vice-campeões no Qatar terão em 2026

Sarah Meyssonnier/Reuters

Não é exagero pensar que a França terminou a final da Copa do Mundo, na derrota nos pênaltis para a Argentina, com um time que pode ser titular em três anos e meio em 2026 em Estados Unidos, Canadá e México. Dos jogadores linhas, ninguém terá mais que 27 anos no próximo Mundial.

O grupo da França que foi vice-campeão no Qatar, já sem Benzema que se lesionou antes da Copa começar, teve média de idade de 26 anos. Em 2026, essa mesma equipe estará com 30 anos.

Talvez os goleiros sejam a posição em que Didier Deschamps, caso siga no comando da seleção no próximo ciclo, precise promover a maior renovação. É que o titular Hugo Lloris disputou a Copa do Qatar já com 35 anos e terá 39 em 2026. Pode até ainda estar jogando, mas é difícil prever seu nível.

Steve Mandanda provavelmente fez seu último Mundial em 2022, aos 37 anos, já que estará com 41 no próximo. Alphonse Areola, por sua vez, terá 33. Os três goleiros, inclusive, foram campeões da Copa com a França em 2018, na Rússia, e seguiram formando o trio francês nos anos seguintes.

Na lateral-direita, Jules Koundé, que foi o titular da posição com 24 anos, terá 27 na próxima Copa. Benjamin Pavard, que iniciou o Mundial entre os 11 inicias, estará com 29. Na esquerda, os irmãos Lucas, que se lesionou em 2022, e Theo Hernández, terão, respectivamente, 30 e 28 anos.

Na zaga, somente Raphael Varane estará acima dos 30 anos, com 33 em 2026, após jogar no Qatar com 29. Seu companheiro em 2022 aos 24 anos, Dayot Upamecano estará com 27.

Ibrahima Konaté e Axel Disasi, que acabaram a final em campo, terão, respectivamente, 26 e 28 anos na próxima Copa, enquanto William Saliba, que foi ao Qatar aos 21, estará com 25.

No meio-campo, a dupla do Real Madrid, Aurélien Tchouaméni e Eduardo Camavinga deverá estar se aproximando do auge ainda, com 26 e 23 anos, respectivamente – tinham 22 e 20 no Qatar.

Já Adrien Rabiot terá 31 anos no próximo Mundial, assim como o reserva Jordan Veretout também estará acima dos 30, com 33. Youssouf Fofana e Matteo Guendouzi, por outro lado, terão 27.

Antoine Griezmann, campeão do mundo na Rússia há quatro anos e um dos líderes técnicos do time vice-campeão em 2022, provavelmente, fez sua última Copa. Em 2026, ele já terá 35 anos e dificilmente conseguirá manter o alto nível para seguir na seleção – ainda que não seja impossível.

O Qatar também deve ter marcado a despedida de Olivier Giroud, que chegará à próxima Copa com 39 anos. O único outro nome de ataque já terá feito 30 anos será Kingsley Coman, que entrou bem na decisão com a Argentina, mas perdeu um dos pênaltis da disputa, e hoje tem 26.

Ousmane Dembelé, titular da França no Qatar com 25 anos, estará com 29, um ano a menos que Marcus Thuram, que o substituiu na final. Randal Kolo Muani, que teve a chance de fazer o gol do título francês no fim da prorrogação, tinha 24 anos no Qatar e terá 27 na próxima Copa.

Por fim, Kylian Mbappé estará provavelmente em seu auge em 2026. Depois de ser o artilheiro do Mundial e marcar três gols contra a Argentina, ele terá 27 anos nos EUA, Canadá e México.

Outro astro francês, Karim Benzema dificilmente terá a chance de jogar outra Copa, após ficar de fora da disputa no Qatar por uma lesão na coxa antes do torneio. Hoje com 35 anos (ele faz aniversário exatamente nesta segunda-feira), ele terá 38 em três anos e meio.

O futuro de Deschamps no comando da seleção da França ainda é incerto, mas ele não tem dúvida que o time que foi vice-campeão no Qatar terá muito potencial para chegar forte novamente em 2026.

“A França sempre teve grande potencial, porque temos um grande número de jogadores. Antes dessa Copa, tínhamos jogadores jovens que não tinham experiência internacional, mas que mostraram seu nível. Nos próximos anos, há outros que também podem chegar nesse nível.”

“Claro que sempre você vai precisar dos mais experientes para guia-los. Não estou preocupado, estou otimista para o futuro. Muitos jogadores jogaram muitos dos torneios recentes, ganharam experiência. Ainda há um longo caminho. Jogadores jovens atingem a maturidade com idades diferentes.”

Fonte: ESPN

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos