Submarino turístico que leva passageiros para ver o Titanic desaparece

Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam a bordo. "Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança", diz a empresa responsável pela expedição.

Submersível da empresa OceanGate em imagem promocional — Foto: Reprodução/OceanGate Expeditions

Um submarino que era utilizado para levar turistas até o local onde estão os restos do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico nesta segunda-feira (19).

A empresa OceanGate, que faz expedições até os destroços do navio, afirmou em um comunicado se tratar de uma de suas embarcações.

Mais cedo, a Guarda Costeira de Boston, nos Estados Unidos, confirmou à rede estatal britânica BBC sobre o desaparecimento da embarcação e o início de um processo de buscas e resgate

Ainda não há informações sobre quantos passageiros estavam a bordo da embarcação, mas de acordo com o site da OceanGate, as embarcações submersíveis da empresa têm capacidade para 5 pessoas.

“Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança”, afirmou a empresa OceanGate em um comunicado.

“Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias.”

A OceanGate cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro por um lugar em sua expedição para ver os destroços.

Na semana passada a empresa começou a quinta “missão” aos destroços do Titanic, de acordo a página na web da empresa. A previsão era de fim da viagem na próxima quinta-feira.

A viagem dura oito dias. Para descer até o local dos destroços, que fica a uma profundidade de 3.800 metros no Oceano Atlântico, o submersível leva cerca de oito horas.

Os restos do famoso navio ficam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.

O que é um submarino submersível?

O submarino turístico é uma embarcação que permite aos passageiros conhecerem o mundo submarino sem precisarem ser mergulhadores ou passarem por treinamento especializado.

Geralmente, são menores do que os submarinos militares. As janelas ou visores são grandes, par permitir vistas panorâmicas. Esses visores são de materiais como acrílico ou vidro reforçado, para suportar a pressão da água em profundidade.

Titanic

O Titanic foi um navio transatlântico que foi considerado o maior e mais luxuoso navio de passageiros de sua época. Construído no começo do século 20 pela empresa britânica White Star Line, o navio ficou famoso pelo seu naufrágio.

Em 10 de abril de 2912, a embarcação saiu da cidade de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos EUA.

Quatro dias depois, em 14 de abril, o Titanic bateu em um iceberg. Não havia botes salva-vidas suficientes, e mais de 1.500 pessoas morreram.

Depois desse desastre, as leis e regulamentos de segurança marítima foram alteradas (passaram a exigir botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros a bordo, por exemplo).

Os destroços foram encontrados em 1985, a cerca de 650 quilômetros da costa do Canadá.

Fonte: G1

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos