Menino com 100% do rosto queimado realiza sonho ao ganhar prótese capilar

Menino ganhou prótese capilar avaliada em R$ 2 mil de presente — Foto: Divulgação/Raphael Rosa

O pequeno Marcos Levi Ruiz Pontes, de cinco anos, ganhou uma prótese capilar completa, avaliada em aproximadamente R$ 2 mil. A criança teve o rosto 100% queimado por óleo quente em um acidente doméstico há quatro anos. Ao g1, a mãe dele contou, nesta sexta-feira (21), que o filho teve o sonho realizado. “Não sai mais da frente do espelho”, brincou.

Marcos mora com a mãe, Alice dos Santos Ruiz, de 22 anos, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O acidente aconteceu em 2018, na capital paulista, quando ele tinha apenas 10 meses. Desde então, a criança passou por oito cirurgias e, na última terça-feira (18), ganhou a prótese do projetista capilar Raphael dos Santos Ferreira, em Santos (SP).

“Ele ficou muito feliz. Já estava pedindo por isso há algum tempo”, comentou Alice. “Realizou um sonho e, agora, não sai mais da frente do espelho. Só quer ficar penteando o cabelo”.

Show de autoestima
O projetista capilar Raphael Rosa, responsável pela colocação da prótese em Marcos, queria ajudar na recuperação da autoestima do menino, mas revelou ter se surpreendido com o amor próprio da criança, algo notado após alguns minutos de conversa antes da transformação.

“Não tem como colocar mais autoestima naquele menino. Ele deu um ‘baile’ aqui na gente”, brincou. “Pensei que encontraria uma criança triste e com os seus complexos, mas tomei uma lição de vida”.

A mãe de Marcos Levi acrescentou que, mesmo com todo o amor próprio do filho, percebeu a importância do procedimento.

“Costumava usar boné, mas disse que não queria mais. Antes, quando colocávamos um casaco nele, por exemplo, e tínhamos que tirar [o acessório da cabeça], ficava com um pouco de vergonha ou medo dos amiguinhos ‘mexerem’ com ele”.

Prótese após queimaduras
Raphael trabalha há mais de oito anos na área e atende homens que desejam cobrir áreas da cabeça ‘atingidas’ pela calvície. De acordo com o profissional, foi preciso ainda mais cuidado para fazer o procedimento na pele de Marcos Levi.

“Foi um desafio por ser uma prótese de ‘cabeça toda’, com cabelo nas laterais e atrás, diferente de uma prótese que usamos para ‘tapar’ a calvície tradicional na parte superior da cabeça”, Raphael ressaltou que a dificuldade se deu pelo fato da pele da criança ser mais fina por conta das queimaduras.

O projetista capilar disse que, após atender Marcos Levi, resolveu criar o projeto ‘Meu Cabelinho’, que tem o objetivo de atender mais crianças que passaram por situações semelhantes.

Marcos Levi
O g1 noticiou a história do menino em outubro de 2020. A mãe dele contou que o acidente aconteceu durante uma viagem à casa do irmão dela, em São Paulo.

“Ele [Marcos Levi] nunca tinha engatinhado, e começou naquele dia. Foi em direção ao fogão e ficou ‘em pezinho’. Nisso, ele agarrou na panela, que caiu com óleo quente nele”, revelou Alice, à época.
Marcos foi socorrido para um hospital de São Paulo, onde recebeu atendimento de emergência. O óleo quente atingiu parte do peito, braços e 100% da cabeça.

Ele ficou internado por cerca de três meses e, durante esse período, teve que passar por oito cirurgias de enxerto de pele, tendo que tirar pele até da perna, conforme informou a mãe.

 

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos