Causa de apagão nacional é desconhecida; Alagoas e mais 24 estados afetados

Um apagão nacional registrado durante a manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h20, provocou a interrupção no fornecimento de energia em mais 24 estados e no Distrito Federal, por várias partes do Brasil, incluíndo o estado de Alagoas.

Segundo detalhes, há relatos de falta de energia em Alagoas, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins.

Em Alagoas, sobretudo na capital Maceió, foram registrados transtornos após os semáforos ficarem desligados por conta da queda no fornecimento de energia. Diante do problema, alguns pontos de congestionamento se formaram nas ruas da capital. Ainda segundo informações da BRK e Verde Alagoas, o fornecimento de água também ficou comprometido em vários pontos do estado.

De acordo com o Grupo Equatorial Energia, o registro de abrangência nacional preicsou da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), para proporcionar a proteção da rede e evitar perda de carga no sistema. Ainda segundo nota, o fornecimento de energia já foi restabelecido normalmente em Alagoas e outros estados como  Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.

Veja a nota da assessoria de imprensa da Equatorial na íntegra:

Nota de Esclarecimento – Falta de energia geral

O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

Brasil

A interrupção no fornecimento de energia que iniciou por volta das 8h20 da manhã desta terça-feira (15) também afetou vários estados ao redor do país e causou transtornos para a população. Em São Paulo e Belo Horizonte, linhas dos metrôs, que garantem a locomoção de milhares de pessoas, ficaram paradas. Em vários outros locais, os semáforos ficaram com funcionamento prejudicado.

O coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, acredita que a causa do apagão pode ser operacional. Ele afirma que o país não atravessa nenhum período de seca extrema e que, por isso, apesar do baixo nível de chuva, não há alerta nesse sentido.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos