Infectologista alerta para a atualização das vacinas na prevenção contra a meningite

Reprodução Internet

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Causada, principalmente, por bactérias ou vírus, a meningite é transmitida, geralmente, de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

Para reforçar os cuidados contra a doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), faz uma alerta à população sobre os riscos da meningite e orienta sobre a importância dos cuidados com a doença.

A médica infectologista da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, Mardjane Lemos, destacou que a atualização do cartão vacinal com as vacinas já existentes no SUS, é muito importante.

“É necessário fazer um chamamento à população para que mantenha o calendário vacinal sempre em dia. Estamos com a campanha de multivacinação em andamento e é preciso que pais e responsáveis estejam atentos e nossos profissionais estão sendo constantemente capacitados para identificar a doença desde os seus primeiros sinais, de forma a dar um encaminhamento cada vez mais rápido”, destaca.

Sinais e sintomas

Em relação aos sintomas da meningite, a infectologista alerta que nem todos os sinais são perceptíveis nas crianças. Por isso, ao apresentar qualquer um dos sintomas da doença, é importante levar a criança ao médico para realizar uma avaliação o mais rápido possível.

“É importante que a população esteja atenta sobre esses três sintomas: febre, vômito e dor de cabeça. No entanto, tem que lembrar também que criança pequena às vezes não apresenta tudo isso. Então, se a criança, menor de dois anos, apresentou febre, vomitou pelo menos uma vez e está muito sonolenta é importante que ela vá para avaliação. Não espere surgir todos os sinais. É preciso levar para o médico avaliar se pode ou não ser uma suspeita de meningite”, orienta.

Lemos ainda ressalta que a meningite não acomete apenas as crianças, toda e qualquer pessoa pode ser infectada pela doença. “A doença não acomete uma faixa etária específica, podendo acometer qualquer idade. A gente tem observado muito em menores de um ano. Mas, qualquer pessoa pode ser acometida”, complementa.

Onde se vacinar?

Em Maceió, estão disponíveis as vacinas Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pneumocócica, BCG e Pentavalente, que protegem contra os mais variados tipos de meningite.

A aplicação das doses ocorre em todas as salas de vacina das Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira. Os imunizantes para atualização do calendário básico de vacinação também estarão disponíveis nos seguintes pontos fixos:

– Saúde da Gente Mulher e Infantil: funcionamento de domingo a domingo, 7 dias em casa local, segunda a sábado de 8h às 20h e domingo de 8h às 16h;

– Shopping Pátio: funcionamento de segunda a sábado de 13h às 21h e domingo de 12h às 19h;

– Maceió Shopping: funcionamento de segunda a sábado de 9h às 21h (a partir de 9 anos de idade);

– CAT Praia: funcionamento de domingo a domingo das 14h às 21h.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos