Roupa preta é a que mais esquenta? Não é o que diz pesquisa

DOL

Quem nunca ouviu a afirmação de que roupas pretas esquentam mais do que roupas de cores mais claras? É verdade que a cor preta tem absorve grande quantidade de energia luminosa e essa energia é convertida em calor. No entanto, uma nova pesquisa realizada no Japão, sugere que a cor não é a grande vilã nos períodos de calor intenso e, sim, as vestimentas de cor verde-escura.

No experimento, o grupo de pesquisadores expôs ao sol camisas polo, com nove cores diferentes, e usou uma câmera termográfica para medir o quão quentes elas ficaram após cerca de cinco minutos.

Os resultados mostraram que as superfícies das camisas brancas e amarelas oscilavam em torno de 30 graus Celsius, mas muitas partes das camisas pretas e verde-escuras ultrapassavam os 45 graus Celsius.

A ligação entre o calor e as cores das roupas foi investigada por uma equipe liderada por Toshiaki Ichinose, pesquisador executivo sênior do Instituto Nacional de Estudos Ambientais, em Tsukuba, província de Ibaraki, no Japão.

Segundo o estudo, realizado em 2019, a Terra recebe a energia radiante do Sol, e a energia radiante que não é refletida é absorvida, transformando-se em calor. Isso significa que cores com baixa refletividade, como o preto, esquentam facilmente e as altamente refletivas permanecem mais frias.

RESULTADO INESPERADO

O experimento, porém, produziu um resultado bastante inesperado. A luz infravermelha, invisível a olho nu, constitui uma porção significativa da energia radiante que atinge a superfície da Terra.

Examinando essa luz, os pesquisadores descobriram que não foi a camisa preta, mas sim a verde-escura que absorveu a maior parte do infravermelho, com 87% do total. A camisa preta absorveu 86% do infravermelho que a atingiu, enquanto a branca foi a menos absorvente, com 63%.

Por essa razão, nestes dias de calor extremo, o pesquisador recomenda o uso de branco, amarelo, cinza e vermelho, e alerta para evitarmos roupas em tons preto, verde-escuro, verde, azul e roxo.

“É provável que os resultados variem um pouco dependendo do corante usado para colorir uma peça de roupa, mas após expandir nosso estudo para a luz infravermelha próxima invisível, descobrimos que o verde é bastante próximo do preto. Você poderia dizer que essas duas cores são do mesmo grupo”, disse Toshiaki Ichinose, pesquisador executivo sênior do Instituto Nacional de Estudos Ambientais do Japão.

Fonte: DOL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos