Ministério da Saúde reconhece o surto da meningite em Maceió; gestores realizam reunião

Após o Ministério da Saúde reconhecer, através de nota técnica, a existência de surto de doença meningocócica em Maceió, nesse domingo (1º), a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) e os gestores da saúde pública de Maceió e do Estado de Alagoas se reunirão nesta terça-feira, 3, para discutir as medidas de combate ao risco de contágio.

Reprodução Internet

A reunião acontecerá no Núcleo de Proteção Coletiva, localizado na Rua Rita de Cássia, nº 159, bairro Gruta de Lourdes, esquina com a Algás, a partir das 9h.

O encontro foi convocado pelo Defensor Público do Núcleo de Proteção Coletiva, Daniel Alcoforado Costa, e deverá contar com a participação de membros da Secretaria de Saúde do Município de Maceió (SMS), da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Laboratório Central (Lacen/AL), do Hospital Helvio Auto e da Sociedade Alagoana de Infectologia.

A nota técnica concluiu ainda que diante situação epidemiológica, dos resultados laboratoriais e do cumprimento dos quatro critérios do Guia de Vigilância em Saúde, o surto de doença meningocócica do sorogrupo B em Maceió/AL, ocorre desde maio de 2023, afetando principalmente crianças menores de cinco anos de idade.

Números

Segundo os dados trazidos pelo documento, até 15 de setembro deste ano foram confirmados 26 casos, sendo a faixa etária mais acometida a de crianças menores de 1 ano de idade. Destes, 22 casos ocorreram em Maceió. A taxa de mortalidade é de 0,58 óbitos/100.000 habitantes e a de letalidade de 27,2%.

Quatro casos de crianças menores de 1 ano diagnosticadas com a doença foram confirmados, destes, três resultaram em mortes, o que representa 75% de letalidade dentro desta faixa etária.

A segunda faixa etária mais afetada pela doença é a das crianças de 1 a 4 anos de idade. Foram 10 casos, com três óbitos. A taxa de letalidade ficou em 30% e a taxa de mortalidade em 5,9 óbitos/100.000 habitantes.

Além disso, observa-se que a maior concentração de casos está localizada em dois bairros de Maceió,
sendo Benedito Bentes e Jacintinho.

VEJA AQUI OS DADOS COMPLETOS: Nota Técnica Conjunta nº 462-023-SVSA-SAES-SAPS-MS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos