Escola Técnica de Artes (ETA, UFAL) celebra os Processos Criativos na Dança com a Semana Corpóreo

Durante a Semana Corpóreo o o ritmo, movimento e o corpo são explorados através da educação e expressão contemporânea da dança.

Dentro das diversas expressões artísticas, a dança tem um papel singular, ao transmitir emoções e contar histórias que transcendem palavras. Com a missão de enriquecer, educar e inspirar, a Escola Técnica de Artes da UFAL, a cada ano, organiza uma semana de imersão profunda no universo da dança, denominada “Semana de Dança Corpóreo”.

Divulgação

Semana de Dança Corpóreo

Na edição de 2023, de 16 a 21 de outubro, a “Semana Corpóreo” está programada para elevar essa experiência ao trazer o “Processo de Criação em Dança”. Esse tema envolvente propõe um olhar mais detalhado e crítico sobre como as performances de dança são concebidas, desenvolvidas e finalmente apresentadas. Além de proporcionar um espaço para os alunos apresentarem seus trabalhos autorais, o evento serve como uma plataforma para que os professores também destaquem as realizações de suas disciplinas.

A programação inclui oficinas interativas, uma mesa redonda engajada e até mesmo exibições cinematográficas que espelham a essência da criação em dança. Cada atividade foi planejada para fornecer uma visão abrangente e perspectivas variadas sobre o processo criativo na dança.

Ao longo da semana, a Escola Técnica de Artes da UFAL será o epicentro das oficinas, enquanto o Teatro Jofre Soares – Sesc Centro será transformado no palco principal para as apresentações.

A coordenação deste evento significativo está nas mãos capazes de Valéria Nunes e Ana Clara Oliveira. Atrás das cenas, uma equipe dedicada, composta por especialistas em mídias sociais, produção e organização, trabalha incansavelmente para garantir que cada detalhe seja impecável e cada performance seja memorável.

Divulgação

Exibição do filme “Cavalo”

A “Semana Corpóreo” será um evento único para ressaltar a importância da dança como uma ferramenta vital para a educação, expressão e inovação. O evento é gratuito e convida a todos, desde entusiastas da dança até profissionais, a participar, aprender e se inspirar.

PROGRAMAÇÃO

*Segunda (16/10/2023)*
– 8h às 12h: Oficina Capoeira e processo criativo com Denis Angola
– 14h às 18h: Oficina Coreografar Coisas Sensíveis com Ilanna Ekis (SP 1/3)
– 19h: Panorama Alagoas 6º Mostra Sesc de Cinema, integrando a programação do evento CORPÓREO, com sessão conjunta de curtas-metragens de videoperformance e conversa com artistas que compuseram as obras.

*Terça (17/10/2023)*

– 8h às 12h: Oficina Jazzfunk com Antonny
– 14h às 18h: Oficina “Coreografar Coisas Sensíveis” com Ilana Elkis (SP) (2/3)
– 14h às 18h: Oficina de composição e improvisação em Dança com Lucas Valentim (BA) (2/3)

*Quarta (18/10/2023)*
– 8h às 12h: Oficina Energia na Dança cigana com Neide Mel
– 14h às 18h: Oficina Coreografar Coisas Sensíveis com Ilana Ekis (SP) (3/3)
– 19h: Mesa redonda com o tema “Processos criativos em Dança”

*Quinta (19/10/2023)*
– 19h: Exibição do filme “Cavalo” (2021, +18) e bate-papo com os diretores Rafhael Barbosa e Wener Salles.

*Sexta (20/10/2023) e Sábado (21/10/2023)*
– 19h: Apresentações artísticas dos alunos no Teatro Jofre Soares – Sesc Centro.

Ficha Técnica
Coordenação: Valéria Nunes
Coordenação Adjunta: Ana Clara Oliveira

Identidade Visual, Mídias sociais e Produção:
– Fabianne Paranhos
– Ana Beatriz Lacerda

Produção e Organização:
– Ana Carolina Drumond
– Adriana Emídio
– Vinícius Santos

Assessoria de Imprensa Keka Rabelo/ Texto produzido por Gabriela Luz, estudante de Relações Públicas da Ufal e integrante do Bureau de Comunicação Comunitária, sob coordenação da professora Manuela Callou e Coordenação geral de Keka Rabelo, em parceria com a Escola Técnica de Artes e seu nucleo de produção e Comunicaçãodo Curso de Dança, dentro do Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) – Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento dos Povos das Lagoas, Termo de fomento n. 929345/2022 proposto pelo Gabinete do Deputado Paulão através da Secretaria de Diversidade Cultural – Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.

Fechamento de pauta: 82988492085/82982203194

SERVIÇO:

*Semana de Dança Corpóreo 2023*
Local: Oficinas na Escola Técnica de Artes da UFAL e apresentações no Teatro Jofre Soares – Sesc Centro.
Data: De 16 a 21 de outubro de 2023.
Entrada: Gratuita
Mais informações: @corporeo.o / @eta.ufal / @ufaloficial / Ascom Ufal

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos