Testes confirmam presença de coliformes fecais acima do permitido em efluente lançado na Praia das Conchas

No início deste mês a prefeitura de Barra de São Miguel foi autuada e multada em R$ 80 mil por causa de infrações cometidas

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), por meio da Gerência de Laboratório, informou nesta segunda-feira, 23, que testes confirmaram a presença de coliformes termotolerantes (fecais) acima dos parâmetros permitidos nas amostras analisadas do efluente lançado de forma irregular pela Prefeitura de Barra de São Miguel, em um trecho da Praia das Conchas, no Litoral Sul de Alagoas.

Ascom/IMA

Prefeitura da Barra de São Miguel foi multada também pela abertura de um canal na região da praia

As amostras foram colhidas durante fiscalização do IMA no local, no último dia 4, após denúncia. Na ocasião, fiscais do Instituto também constataram a abertura de um canal na região da praia, que configura outra irregularidade.

Por causa das duas infrações, lançamento do efluente e pela abertura do canal sem licenciamento, a Prefeitura de Barra de São Miguel foi autuada e multada em mais de R$ 80 mil.

Os resultados dos ensaios analíticos realizados apontaram que os parâmetros de coliformes termotolerantes (fecais), substâncias que produzem cor, odor e turbidez, oxigênio dissolvido, ferro dissolvido, além de óleos e graxas, não atendem aos padrões especificados pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) Nº 357/2005, Águas Salobras de Classe 1.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos