Saúde alerta sobre cuidados contra ISTs durante as festas de passagem de ano

Uso do preservativo, testes rápidos e vacinação são algumas formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis

Pensando na manutenção do bem-estar dos maceioenses, a Saúde de Maceió alerta para a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente durante as comemorações de fim de ano.

Como alternativa principal para evitar a contaminação por ISTs, profissionais da saúde apontam o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Ascom SMS

Preservativos são disponibilizados gratuitamente.

“Em primeiro lugar, com certeza, está o uso do preservativo, pois, até hoje, nós não temos nenhum outro método que seja tão eficaz quanto este. E nós, profissionais de saúde, estamos sempre orientando os pacientes para este hábito, em qualquer prática sexual, para evitar o contato e minimizar o risco de contrair doenças como HIV, sífilis e hepatites virais, e, além disso, também evitar uma gravidez indesejada”, alerta o médico da SMS, Yuri Toledo.

Também se faz importante, para prevenir as ISTs, a vacinação contra hepatite, realização de testes rápidos para detecção das infecções, além do não compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates, pinças, aparelhos de barbear, ou qualquer outro utensílio perfurocortante.

A técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais do município, Tereza Carvalho, destaca a importância de festejar de forma saudável e com responsabilidade durante o Réveillon.

“Convidamos a população a curtir as festas de fim de ano de forma responsável, sem esquecer os cuidados com a saúde sexual e reprodutiva. Atitudes simples, de autocuidado, podem ter impacto decisivo na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e, por isso, devem ser levadas a sério por toda a população”, pontua a técnica.

A profissional também direciona os maceioenses nos casos em que houver contato sexual desprotegido.

“Se, durante as comemorações, o maceioense se expuser a um contato sexual desprotegido, é possível que ele faça a prevenção da transmissão do HIV, utilizando a profilaxia pós exposição, que chamamos de PEP. Nesta situação, o maceioense tem até 72 horas, após o contato sexual, para procurar um serviço de saúde e realizar o protocolo, minimizando as chances de contrair a infecção sexualmente transmissível”, explicou.

Em Maceió, este serviço está disponível nas UPAs do Benedito Bentes e do Trapiche e no Pronto Atendimento do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, no Trapiche da Barra.

Fonte: Ascom SMS Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos