Dia do Hemofílico: tratamento da doença é realizado pelo Hemoal de forma gratuita

Alagoas acompanha cerca de 300 pessoas diagnosticadas com a doença

Neste dia 04 de janeiro, o Brasil se volta para a conscientização sobre a hemofilia, que é uma doença hemorrágica genética, caracterizada pela deficiência da coagulação no sangue, com maior incidência em homens. Em Alagoas o tratamento de hemofilias pode ser realizado no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), de forma integral e gratuita, garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Carla Cleto / Ascom Sesau

Doação de sangue é fundamental para tratamento da hemofilia

O hematologista do Hemoal, Artur Saldanha, relata que o Hemocentro de Alagoas acompanha cerca de 300 pessoas diagnosticadas com a hemofilia. “A hemofilia é a principal doença hemorrágica do Brasil, tendo mais de 12 mil pacientes com a doença. O tratamento hoje é realizado com a infusão do fator que o paciente não tem no sangue, ou seja, esses pacientes nascem sem uma proteína no sangue e isso leva a esse quadro de sangramento. A principal forma que a gente tem de adquirir esse fator de coagulação que está faltando para tratar os nossos pacientes é por meio da doação de sangue. Separamos o sangue do nosso doador em plasma e através dele produzimos esses fatores de coagulação”, explicou o médico.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), pacientes com as formas grave e moderada da doença apresentam sangramentos desde a infância, por isso é orientado que o diagnóstico seja realizado precocemente para que os pacientes sejam tratados adequadamente o mais cedo possível.

Marilí Silva é uma doadora de sangue assídua e entende a importância de fazer sua doação para salvar as vidas de outras pessoas. “Doo sangue desde sempre, pois nunca sabemos o dia em que nós vamos precisar de sangue, até mesmo um familiar nosso, pode acontecer um acidente e ele precisar. Venham doar, estou aqui doando para quem precisar. Sangue é vida, venham salvar vidas”, disse.

Ainda segundo o MS, existem dois tipos de hemofilia, a do tipo A e a do tipo B. O primeiro tipo ocorre quando a pessoa tem deficiência do fator VIII. Já a hemofilia B é caracterizada pela falta do fator IX da coagulação, componentes importantes do sangue. A ausência desses fatores ocorre devido a uma mutação nos genes que estão no DNA de cada pessoa, no núcleo das células.

Fonte: Ascom Sesau AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos