Saiba como ter acesso aos serviços ambulatoriais do Hospital Metropolitano de Alagoas

Unidade conta com seis ambulatórios prestando auxílio qualificado aos usuários

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, garante assistência aos pacientes por meio de seis ambulatórios que prestam auxílio qualificado antes e depois dos procedimentos. Para ter acesso aos serviços, basta o paciente ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o médico verá a necessidade de um serviço especializado para fazer o encaminhamento pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg), justificando a necessidade do atendimento.

Carla Cleto / Ascom Sesau

HMA conta com seis ambulatórios assistenciais que prestam serviços humanizados e de qualidade à população alagoana

Os ambulatórios Geral, Pós-Covid-19 e Pós-AVC funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os serviços contam com especialidades nas áreas de cirurgia geral, otorrino, hematologia, infectologia, neurocirurgia, neuroclínica, mastologista, anestesista e cirurgia plástica.

No ambulatório de Oftalmologia, as consultas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. O serviço oferece consultas especializadas, exames de diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio, injeção intravítrea, cirurgia de calázio e pálpebras, conhecido como blefaroplastia.

O Ambulatório de Esclerose Múltipla, inaugurado em agosto de 2022, é o único no Estado com assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos ocorrem todas às quintas-feiras, das 8h às 12h, com acompanhamento multiprofissional. A unidade atende, também, pacientes com outras doenças desmielinizantes – patologias que impedem que os impulsos nervosos continuem funcionando normalmente – e também quem ainda não têm o diagnóstico fechado e precisa de uma melhor investigação.

Já o atendimento no Ambulatório de Oncologia acontece na terça e sexta-feira, das 14h às 17h. Na unidade são realizadas triagem, consultas e exames de imagens, além de encaminharem para cirurgias pacientes com câncer assistidos pelo Plano Emergencial de Oncologia.

Para a consulta, o usuário precisa ter em mãos o formulário que é entregue pela Unidade Básica de Saúde, gerado pelo SisReg, que mostra o dia, horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde e comprovante de residência.

Já o atendimento nos Ambulatórios Pós-Covid-19 e Pós-AVC, são específicos para pacientes com sequelas da Covid-19 e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorre mediante encaminhamento médico, após o final do tratamento em uma das unidades da Rede Hospitalar do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza que o Estado está comprometido em garantir oportunidade para que todos os pacientes possam fazer seu tratamento, com toda segurança, e qualidade necessária. “Garantir um tratamento de qualidade e humanizado para todos os alagoanos é o nosso dever, assim como dar a oportunidade para que essas pessoas recebam assistência ambulatorial e se sintam seguras a realizar os procedimentos antes e pós-internação nos hospitais da Rede Estadual de Saúde”, destacou.

Fonte: Ascom Sesau AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos