Sesau alerta sobre os riscos no consumo de energéticos misturados com bebidas alcoólicas

Mistura pode provocar aceleração do batimento cardíaco, arritmias cardíacas, especialmente em pessoas que já possuem problemas cardiovasculares

Com a chegada das festas de Carnaval e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas por parte da população, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) alerta para os riscos de misturá-las com energéticos.

Olival Santos / Ascom Sesau

Cardiologista diz que a mistura pode provocar aceleração do batimento cardíaco

O médico cardiologista do Hospital do Coração Alagoano, Pedro Albuquerque, explicou que essas bebidas possuem uma alta concentração de cafeína e taurina, que provocam uma sensação de bem-estar e afastam o cansaço.

“São bebidas liberadas, mas, como todas as substâncias, não devem ser consumidas em excesso, sob o risco de provocarem arritmias cardíacas, especialmente em pessoas que já possuem problemas cardiovasculares”, destacou Pedro Albuquerque.

O consumo de energético também pode provocar um aumento no consumo de álcool devido ao seu efeito mascarador. “Os energéticos podem diminuir a sensação de embriaguez, fazendo com que a pessoa consuma mais bebida alcoólica, o que aumenta o risco de intoxicação etílica”, reforçou o cardiologista.

O médico lembrou ainda que o principal cuidado é o consumo responsável e manter-se hidratado durante o período. “É importante consumir bastante líquidos como água e sucos naturais junto com a bebida alcoólica para proteger o organismo de efeitos mais nocivos”, ressaltou.

Fonte: Ascom Sesau/AL

Veja Mais

O que acontece com os pulmões quando você para de fumar?

Cigarro tradicional ou eletrônico "detonam" estruturas pulmonares e comprometem outras partes do corpo. Apesar do impacto do tabagismo, pneumologista Elnara Negri alerta que parar de fumar sempre vale a pena, pois órgão têm boa capacidade de se recuperar das agressões.

Deixe um comentário

Vídeos