Geriatra da Sesau orienta sobre cuidados para evitar a desidratação em idosos

Período de altas temperaturas pedem mais cuidados na hidratação da população idosa

A desidratação é um dos principais problemas enfrentados pelos idosos na época do verão, quando as temperaturas atingem níveis mais altos. E para evitar problemas de saúde, o geriatra da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Marcus Martins, orienta sobre os cuidados que devemos ter com a população.

Carla Cleto e Olival Santos / Ascom Sesau

A desidratação é um dos principais problemas enfrentados pelos idosos na época do verão, segundo o geriatra Marcos Martins

O geriatra explicou que a desidratação pode ocasionar sintomas como dores de cabeça, tontura, fadiga, fraqueza e batimentos cardíacos acelerados, por exemplo. “A desidratação pode provocar problemas graves, como falência nos rins e anormalidades nos minerais do sangue”, destacou.

Marcos Martins explicou que, entre os cuidados que devem ser adotados, estão o consumo de bastante água ao longo do dia, além de evitar sair nas horas mais quentes do dia. “Os idosos possuem um atraso natural no reflexo da sede, fazendo com que procurem água com menos frequência. Por isso, é importante que consumam líquido mesmo quando não estejam com sede”, explicou.

Outros cuidados, conforme o geriatra da Sesau, incluem a utilização de roupas leves e protetor solar e o consumo de alimentos leves, além de evitar atividades físicas mais fortes nesse período. Outro cuidado importante é o monitoramento das pessoas mais idosas para evitar problemas mais graves.

“É importante que as famílias mantenham contato regular com seus parentes mais idosos durante o período de calor intenso. Essa medida é relevante para assegurar que todos estejam bem e seguros”, reforçou Marcos Martins.

Fonte: Ascom Sesau AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos