Termo de cooperação para combater violência contra mulher é assinado

Créditos: Igor Lessa/PM-AL

Um termo de compromisso com o intuito de promover ações de conscientização sobre o combate à violência doméstica foi assinado entre autoridades do judiciário, Polícia Militar e shopping da capital. O termo visa ainda o treinamento de funcionários dos estabelecimentos para lidar com situações de violência.

O objetivo é firmar uma cooperação mútua entre as partes para promover um ambiente seguro e educativo na sociedade em geral, visando à prevenção e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher. As juízas integrantes da Coordenadoria da Mulher do TJAL Eliana Machado, Lívia Andrade e Luana Cavalcante também participaram do encontro.

“Todos os envolvidos na concepção desta iniciativa e de todo o material estão de parabéns. Muitas mulheres vítimas estão silenciadas e temerosas e necessitam dessa proteção. Esta é uma luta de todos nós e esse empenho conjunto pode salvar vidas. Aproveito a ocasião para destacar o grande trabalho desenvolvido pela nossa Patrulha Maria da Penha. Na pessoa da comandante, tenente-coronel Danielli, parabenizamos toda a equipe”, enfatizou o coronel Paulo Amorim, que esteve acompanhado de seu subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim.

Parceria

A partir desta parceria, serão realizadas campanhas educativas, implementação de programas específicos e capacitação dos colaboradores e seguranças, contribuindo para a conscientização e aplicação efetiva da Lei Maria da Penha e dos direitos humanos das mulheres.

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, ressaltou sua alegria e satisfação em capitanear uma parceria histórica e significativa neste dia 08 de março.

“O problema é de todos! E eu fiquei encantado com os shoppings do estado se unirem ao Poder Judiciário, ao TRE, à Polícia Militar e à OAB para falarmos desse mal que assola o Brasil, que é a violência contra a mulher, que precisa acabar. Precisamos trabalhar o quanto antes e sei que podemos diminuir significativamente esse mal”, falou Tourinho.

Representando a Coordenadoria da Mulher do TJAL, a juíza Eliana Acioly também destacou a união de forças de forma inédita e histórica de todos os shoppings no combate à violência contra a mulher.

“O dia internacional da mulher é um dia de reflexão e de ações voltadas para igualdade de gênero na luta, sempre, pela dignidade e pelos direitos da mulher. Infelizmente esse termo de cooperação nasceu de uma fatalidade, mas ele traz um simbolismo muito grande e visa garantir a segurança das mulheres e consumidoras dos shoppings centers”, pontuou.

A superintendente do Parque Shopping Maceió, Isabella Alencar, enfatizou a importância da iniciativa e disse que também é papel desses grandes espaços em realizar ações mais contundentes de combate a violência contra a mulher.

“Essa também é uma causa nossa. Temos uma grande circulação de clientes, como também muitas funcionárias mulheres. Então essa também é uma forma de a gente querer ajudar a quem precisa”, disse ela, destacando que haverá treinamento para que os funcionários desses estabelecimentos saibam como identificar, abordar direcionar as mulheres que estejam passando por esse tipo de problema.

Capacitação

A Polícia Militar de Alagoas, por meio da Diretoria de Políticas Preventivas (DPP) e da Patrulha Maria da Penha, também assumiu o compromisso, junto ao TJAL, em promover capacitação e treinamentos periódicos em datas previamente agendadas. Além disso, irá disponibilizar viaturas da Patrulha em ações e eventos voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher nos shoppings signatários do acordo.

A tenente-coronel Márcia Danielli, comandante da Patrulha Maria da Penha, enfatizou o papel de conscientização do público para fortalecer a proteção à mulher desenvolvendo a capacidade de enxergar situações e agir, podendo inclusive evitar que ela se agrave e evolua para um o mal maior que é o feminicídio.

Cronograma

A primeira ação será feita de forma simultânea, dos dias 18 a 22 de março, com disponibilização de local para atendimento ao público através de quiosque padronizado para todos os shoppings centers, com distribuição de material e orientação ao público, bem como realização de adesivação de toaletes femininos dos shoppings e provadores femininos das lojas que concordarem com a adesivação, entre outros espaços.

Ainda no dia 18 será realizada uma capacitação dos colaboradores e seguranças do Shopping Pátio pela Coordenadoria da Mulher do TJAL, Patrulha Maria da Penha e Direção de Políticas Preventivas da PMAL.

Além disso, nos demais meses do ano, de abril a novembro, serão realizados outros treinamentos nos outros shoppings, além de outras ações educativas.

O objetivo é trabalhar para além do mês de março e utilizar os espaços dos shoppings para atingir cada vez mais pessoas, conscientizando-as sobre a importância da denúncia e do combate à violência doméstica.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos