Rajadas de vento podem atingir toda Alagoas nos próximos dias, diz Semarh

Inmet também prevê risco de chuvas intensas para todo o território

Inmet / Imagem do satélite GOES IV, canal IR, 13/03/2024, às 12h40 (UTC).

A previsão é de chuva de intensidade fraca a moderada, que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos em pontos isolados

O alerta publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nesta quarta-feira, 13, prevê que rajadas de vento podem atingir todo o território alagoano, entre hoje e amanhã (14).

De acordo com o documento, os modelos numéricos de previsão do tempo indicam também a possibilidade de ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada, informação similar aos dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta manhã.

Os avisos do Inmet destacam a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e gerar acumulados significativos em pontos isolados, com baixo risco de alagamento.

Já a formação de nebulosidade convectiva associada ao forte calor poderá favorecer a ocorrência de rajadas de vento, que podem variar de 40-60 km/h, aumentando o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas, além de corte de energia e descargas elétricas.

Para esta situação as orientações são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os municípios de Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Novo Lino e Porto Calvo estão sob alerta de severidade de cor laranja (perigo). Os demais estão sob alerta de cor amarela (Perigo Potencial).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos