Ação de combate a abate clandestino de suínos notifica pocilgas em Maceió

Locais estavam instalados nos bairros Chã da Jaqueira e Clima Bom

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) participou, nessa terça-feira (12), de mais uma operação conjunta de combate ao abate clandestino de suínos, realizada em 22 pocilgas, localizadas nos bairros Chã da Jaqueira e Clima Bom, que foram alvos de denúncias da população.

Visa Maceió

Pocilgas foram notificadas e têm prazo de 30 dias para retirarem animais.

Durante a fiscalização, os proprietários das pocilgas foram notificados para retirar os animais dos locais no prazo de 30 dias. A criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida, conforme as leis Municipal Nº 5.318/2003 e Estadual Nº 6.787/2006, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).

“Temos recebido muitas denúncias sobre a existência de pocilgas, então demos continuidade à fiscalização também nessa área da cidade. De forma geral, os proprietários desses estabelecimentos têm respeitado as orientações repassadas, eliminando os riscos à saúde da população”, ressaltou o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.

Visa Maceió

Criação de suínos na zona urbana da capital é proibida por lei.

Ainda de acordo com Airton Santos, caso não sejam cumpridas as exigências no prazo estabelecido, os animais serão recolhidos e o local interditado.

Além da Visa, participaram da ação a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão Militar de Polícia Ambiental (BPA) e Guarda Municipal.

População pode denunciar irregularidades

Para denunciar pocilgas clandestinas e demais irregularidades que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos