Câmara aprova projeto do Combustível do Futuro, que altera mistura na gasolina e no diesel

RBS TV

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei do Combustível do Futuro, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano. Ainda aumenta a mistura de etanol à gasolina e de biodiesel ao diesel.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que tem como base um projeto do governo federal, que tratava de regras para o querosene sustentável de aviação, etanol, diesel verde e estocagem geológica de carbono.

Agora, a medida será encaminhada ao Senado Federal. Todos os destaques ao texto foram rejeitados.

É previsto pelo projeto uma nova margem de mistura de etanol à gasolina, passando de 22% para 27% e podendo chegar até 35%. Hoje, a mistura pode chegar a 27,5%, com, no mínimo, 18% de etanol.

Já o biodiesel, que tem 14% de mistura no diesel de origem fóssil desde março de 2024, a partir de 2025 terá acréscimo de 1% de mistura anualmente, até atingir 20% em março de 2030.

Paten

Outra proposta — que integra a agenda verde do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e tinha expectativa de ser votada hoje — trata do Plano de Aceleração da Transição Energética (Paten).

O projeto cria um Fundo Verde para financiar projetos sustentáveis com créditos tributários de empresas junto à União.

Contudo, Lira propôs adiar a votação do projeto para a próxima semana. Houve acordo. O texto chegou a ser lido em plenário, mas deve ser votado na próxima terça-feira (19).

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos