Sorteio da Libertadores: onde assistir, rivais de brasileiros e os potes que definirão fase de grupos

Staff Images/Conmebol

Agora é oficial: todos os 32 clubes que participarão da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores estão definidos. A última vaga ficou com o Nacional-URU, que eliminou o Always Ready nos pênaltis após um placar somado em 2 a 2 nos jogos.

A equipe de Montevidéu se junta a Palestino, Colo Colo e também ao Botafogo como sobreviventes das fases prévias do torneio continental. Os outros 28 classificados à fase de grupos estavam decididos e apenas aguardavam a definição dos últimos classificados.

O sorteio que define a fase de grupos e os futuros rivais dos times brasileiros está marcado para a próxima segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), em Luque, no Paraguai.

Quer ficar por dentro de tudo até as bolinhas escolherem o futuro dos brasileiros envolvidos na Libertadores? O ESPN.com.br faz um resumo do que você, fã de esporte, precisa saber antes do sorteio.

Quais são os potes do sorteio?

  • POTE 1: Fluminense, Palmeiras, River Plate, Flamengo, Grêmio, Peñarol, São Paulo e LDU
  • POTE 2: Atlético-MG, Independiente del Valle, Libertad, Cerro Porteño, Estudiantes, Barcelona-EQU, Bolívar e Junior Barranquilla
  • POTE 3: San Lorenzo, The Strongest, Universitario, Deportivo Táchira, Rosario Central, Alianza Lima, Millonarios e Talleres
  • POTE 4: Caracas, Liverpool-URU, Huachipato, Cobresal, Palestino, Colo-Colo, Botafogo e Nacional-URU

Cinco brasileiros serão cabeças de chave: Fluminense (atual campeão da Libertadores), Palmeiras (campeão brasileiro), São Paulo (campeão da Copa do Brasil), além de Flamengo e Grêmio (via G-4 do Brasileirão).

O Atlético-MG ficou no pote 2, enquanto o Botafogo, por ter se classificado via fases prévias, entra no grupo 4. Por isso, os cariocas são os únicos que podem cair no grupo de outro brasileiro no sorteio da próxima segunda-feira.

Quais são as travas do sorteio?

Pelo regulamento da CBF, times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, a não ser que as equipes venham das fases prévias.

Isso significa que o Atlético-MG não poderá enfrentar nenhum dos compatriotas que são cabeças de chave, mas o Botafogo, sim, está arriscado de enfrentar algum deles.

Quem vai pintar no caminho dos brasileiros?

Cabeças de chave, Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo automaticamente já escaparam de River Plate, Peñarol e LDU. Um desses três, porém, cairá no caminho do Atlético-MG, que está no pote 2.

Uma possibilidade de grupo para um dos brasileiros teria, por exemplo: Estudiantes, The Strongest e Colo Colo. Ou ainda Del Valle, San Lorenzo e Nacional. A resposta oficial será na próxima segunda-feira.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos