Secretaria da Mulher vai ao TRE contra violência de raça e gênero nas eleições

Secretaria da Mulher vai ao TRE contra violência de raça e gênero nas eleições
Ana Paula Mendes e Arísia Barros se reuniram com representantes do TRE/AL. Foto: Semuc
A Prefeitura de Maceió, por iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), e através da Coordenadoria Geral da Igualdade Racial, encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) uma proposta de parceria na realização de ações de combate à violência de gênero e de raça durante o período eleitoral que se aproxima.

Na última quinta-feira (14), a titular da Semuc, Ana Paula Mendes, e a chefe da Coordenadoria-Geral de Igualdade Racial, Arísia Barros, participaram de uma reunião na sede do TRE/AL com o 4º Diretor-Geral do Tribunal, Edney dos Anjos, e com o juiz auxiliar Diego Dantas para tratar do assunto.

Em um ano eleitoral, a Semuc busca a criação de uma rede de apoio para o enfrentamento do racismo e da violência de gênero através de parcerias que possibilitem a execução de ações de combate de uma forma mais substantiva e eficiente.

De acordo com Arísia Barros, coordenadora de Igualdade Racial da Semuc e ativista à frente do Instituto Raízes de África, esta não é a primeira vez que o movimento negro desenvolve uma parceria com o TRE. Na eleição de 2018, através de uma parceria com o Tribunal, foi organizado um seminário que debateu sobre a questão das cotas femininas nas eleições, tema que passava por aprovação naquela época. Foi a primeira vez em toda a história do TRE que um movimento social ocupou o auditório do Pleno.

Na ocasião, várias mulheres que participavam dos movimentos sociais se reuniram para discutir a questão das cotas femininas nas eleições. “Pegando esse viés, nós solicitamos uma reunião com o juiz auxiliar Diego Dantas, para propor uma parceria na questão racial”, disse Arísia Barros, acrescentando que a Coordenadoria-Geral da Igualdade Racial da Semuc procurou o TRE porque as eleições estão chegando, e “é extremamente importante discutir a questão da violência política de gênero e raça”.

A secretária da Mulher, Ana Paula Mendes, considerou a reunião proveitosa. “Foi muito importante para que nós consigamos implementar dentro do próprio TRE, dentro da própria sociedade, nesse ano eleitoral, a importância da igualdade de gênero durante esse processo das eleições e também a necessidade das discussões raciais no mesmo contexto”, ressaltou.

Um novo seminário como o que aconteceu em 2018 está programado para o próximo mês de julho, que é conhecido como “julho das pretas”. O objetivo do evento é envolver a sociedade na discussão da violência política, de gênero e de raça. A ideia é unir a Prefeitura, o TRE e com o chamamento à população na discussão sobre a ampliação do espaço das mulheres na política. Principalmente, das mulheres negras.

Maceió é Massa Sem Racismo

Representantes da Prefeitura de Maceió aproveitaram para divulgar a campanha Maceió é Massa sem Racismo. Foto: Semuc
Representantes da Prefeitura de Maceió aproveitaram para divulgar a campanha Maceió é Massa sem Racismo. Foto: Semuc

Ainda durante a reunião, a secretária Ana Paula Mendes e a coordenadora Arísia Barros apresentaram aos representantes do TRE/AL a campanha Maceió é Massa sem Racismo, que está presente em todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió, através da distribuição de material de divulgação que fornece informações básicas sobre o tema.

No encerramento, o diretor do Tribunal e o juiz auxiliar foram presenteados com camisetas da campanha e receberam material de divulgação que fala sobre as formas e manifestações do racismo e a lesgislação atual sobre o assunto.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos