Projeto Fabricando Campeões leva atletas para o Campeonato Brasileiro Regional de Judô

Custeado pela Prefeitura de Porto de Pedras, projeto beneficia 80 atletas e deve abrir mais 100 vagas este ano

Ferramenta para a formação de valores, respeito, disciplina e humildade, o judô tem beneficiado 80 crianças e adolescentes na cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. Custeado pela Prefeitura Municipal, o Projeto Fabricando Campeões tem rendido premiações estaduais e levando atletas para campeonatos regionais e nacionais. “O maior resultado do nosso projeto é a contribuição social e a inclusão de crianças e adolescentes no esporte”, afirma o coordenador do projeto, Sensei Weydner Wellisson.
Ele reforça a importância da Prefeitura de Porto de Pedras, em conjunto com as secretarias de Esporte e Educação, na implantação do projeto para beneficiar as crianças da cidade litorânea. “Através do trabalho conjunto da Prefeitura de Porto de Pedras e as secretarias municipais, teremos ampliação do projeto para as escolas de tempo integral e para as escolas da zona rural. Serão abertas mais 100 vagas e então, teremos um total de 180 crianças e adolescentes contemplados”, explicou o sensei.
Weydner explica ainda que as crianças contam com suporte de outras secretarias, com atendimento médico durante as competições.
“Graças a todo esse suporte, hoje temos sete crianças classificadas para o Campeonato Brasileiro Regional de Judô, que será realizado dos dias 5 a 7 de abril em Fortaleza. Todos os atletas já contam com kimonos oficiais, que são os trançados, entregues gratuitamente no início do ano para participação em campeonatos oficiais. Por esse destaque, o Projeto Fabricando Campeões é referência no cenário estadual”, disse o sensei, lembrando que o projeto foi reimplantado na cidade em 2021.
O projeto é um polo da Associação dos Faixas Pretas de Alagoas (AFPA), que leva o nome do atleta medalhista mundial, que integrou a seleção brasileira, o judoca Bruno Cunha. “Cada polo leva o nome de um grande atleta do judô alagoano, uma forma de valorizar nossos atletas. Bruno fez carreira no Flamengo e possui raízes em Porto de Pedras, terra de seu avô materno e de sua mãe”, conta.

JUDOCA DESDE CRIANÇA
Bruno Cunha conta que sua história no judô teve início aos 4 anos de idade, com intuito de recreação e para “gastar energia”, porque era uma criança hiperativa. “Ao longo do tempo, o amadurecimento e a evolução natural do esporte, fez com que eu me tornasse um competidor e aos 17 anos eu fui para uma competição chamada Jogos Escolares. Fui bem classificado e ganhei uma bolsa para uma universidade no Rio de Janeiro, onde comecei a me destacar e fui chamado para o Flamengo”, conta o atleta.
“No Flamengo eu atingi o alto nível, cheguei à seleção brasileira principal, fui medalhista brasileiro e sul-americano. Disputei o Grand Slam e fui medalhista da Copa do Mundo por equipes. Após esse episódio em alto nível, eu tive um problema de saúde e precisava realizar um transplante renal. Esse foi o motivo da minha mudança de vida. Foi então que retornei para Alagoas. Meu pai foi meu doador e tive a sorte de não precisar entrar na fila de espera. Desde então comecei a me dedicar a outros negócios e principalmente usar meu tempo e minhas habilidades que desenvolvi no judô, para ajudar outros jovens. Então, eu continuo presente no cenário do judô alagoano”, continuou.
Bruno ressalta que o judô é um mecanismo de transformação social muito grande, porque além de abrir portas para saúde, corpo e mente, transforma a vida social, devido à disciplina, à hierarquia, ao respeito, que a filosofia japonesa prega desde o seu início na base.
“Fico muito honrado em ter o nome do projeto judô de Porto de Pedras, que é a cidade onde eu cresci, a cidade onde eu fui criado, e, como eu disse anteriormente, é um prazer muito grande estar sempre contribuindo para os meninos mais novos, e eu digo muito para o Sensei Weydner, e para todas as lideranças da cidade, que o objetivo do projeto judô é formar campeões dentro e fora do tatame. O judô com certeza, se não formar campeões dentro do tatame, vai formar campeões na vida. Esses meninos de Porto de Pedras, graças à educação que o município proporciona, somado à educação que a filosofia japonesa que o judô traz, colhem grandes frutos, moldando cidadãos de bem”, finalizou Bruno Cunha.
O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, conta que está satisfeito com o projeto que leva o judô para as crianças e adolescentes de Porto de Pedras. “Estamos tirando as crianças das ruas, onde elas poderiam encontrar um mau caminho, mas estão praticando esporte. E todos nós sabemos que esporte é saúde, é vida, e tem melhorado bastante o rendimento desses alunos na escola no que diz respeito à disciplina e responsabilidade. Estão mais dedicados aos estudos e com a perspectiva de conhecer novos lugares através do esporte”, comentou o gestor.
“O esporte faz com que esses atletas despertem para novas possibilidades e isso tem empolgado muito os alunos daqui. Alguns já competiram fora do estado. Além de incentivar o judô, a Prefeitura de Porto de Pedras também incentiva a prática de futebol e de tênis. O esporte tem ajudado muito a melhorar a vida dos nossos alunos e está mostrando a eles que é possível vencer através do esporte”, concluiu o prefeito.

CAPACITAÇÃO
O Projeto Fabricando Campeões deve receber nos dias 26, 27 e 28 de abril o técnico carioca, André Silva, um dos maiores técnicos de Judô da atualidade do Brasil. Ele realizará capacitação e treinamento interno dos atletas da AFPA em Porto de Pedras, visando a ampliação do conhecimento dos professores da Associação.

ATLETAS DESTAQUES
Treinados no Projeto Fabricando Campeões, os atletas Ewerton Victor Cavalcante Soares, Arthur Guilherme Santos Duarte e Allycia Medyllen dos Santos Oliveira participaram de competições estaduais e nacionais em 2023. Weydner conta que os judocas participaram do Campeonato Brasileiro Regional, no Rio Grande do Norte, e do Campeonato Brasileiro Nacional, em Curitiba, no Paraná. “Eles puderam participar dos campeonatos com todas as despesas pagas pela Prefeitura de Porto de Pedras, desde as passagens de avião até as hospedagens e alimentação”, conta o sensei.
Vale destacar que Celson Antônio, um dos professores do projeto de Porto de Pedras, responsável pela evolução dos atletas, é ex-aluno do Fabricando Campeões.

Fonte: Ascom AFPA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos