TRE/AL atende 1019 indígenas Kariri-Xocó durante ação itinerante em Porto Real do Colégio

Já considerada a maior ação itinerante da história do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), o projeto “Meu Título Indígena” levou os serviços eleitorais a 1019 indígenas da etnia Kariri-Xocó, residentes em Porto Real do Colégio. A ação aconteceu entre os dias 19 e 22 de março e ainda contemplou mais de 150 estudantes com palestra sobre a participação na política, o combate à desinformação e a importância da efetivação de candidaturas indígenas.

TRE/AL

Ilustração

Ao término dos quatro dias de atendimento, o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, comemorou o expressivo quantitativo de pessoas atendidas e ressaltou a importância do projeto para a concretização de melhorias no cotidiano dos eleitores indígenas alagoanos.

“O resultado desta segunda etapa do projeto, em Porto Real do Colégio, reflete um esforço coletivo do TRE de Alagoas em reconhecer a dignidade dos povos indígenas, mediante a afirmação da importância crucial da participação indígena no processo eleitoral para a higidez da nossa democracia e da nossa identidade como nação”, destacou o desembargador.

Um dos idealizadores do projeto “Meu Título Indígena”, o assessor da Presidência do TRE/AL, José Ribeiro Lins Neto, destaca que a ideia do projeto é oferecer, por meio dos serviços eleitorais, o restabelecimento da dignidade e da cidadania desses povos.

TRE/AL

Ilustração

“É fundamental reafirmar os direitos das minorias no sistema democrático. A democracia verdadeira não se mede apenas pelo número de eleitores, mas sim pela inclusão e pela representatividade de todas as vozes, especialmente aquelas historicamente silenciadas e marginalizadas”, explicou.

Fonte: TRE/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos