Acidentes fatais de origem elétrica envolvendo manuseio de bombas d’água crescem 36%, alerta Equatorial

Equatorial Energia

O crescente número de acidentes de origem elétrica tem chamado a atenção em todos os estados brasileiros. De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2023 foram registradas 674 ocorrências fatais de origem elétrica, sendo 15 delas envolvendo o manuseio de bombas d’água, um aumento de 36,36% comparado ao ano de 2022.

Com o objetivo de alertar sobre os riscos e perigos da eletricidade e a fim de contribuir com a segurança dos alagoanos a toda a hora, a Equatorial Alagoas traz dicas importantes sobre o manuseio desses equipamentos para evitar acidentes graves ou até mesmo fatais.

De acordo com o executivo de Segurança, João Porfirio, problemas de origem elétrica, em sua maioria, ocorrem devido ao desconhecimento ou falta de informação das pessoas. “Em 2023 foram registradas 67 mortes em áreas rurais, devido à falta de informação dos agricultores e produtores que, muitas vezes, para agilizar o seu trabalho, acabam executando serviços que não conhecem, como consertar as bombas d’água, por exemplo, que resultou na morte de 15 pessoas ano passado”, mencionou.

A atenção deve ser redobrada no manuseio de equipamentos elétricos como a bomba d’água, pois são equipamentos que possuem contato direto com a água, que é uma grande condutora de energia.

“Algumas pessoas têm a cultura, por exemplo, de querer fazer instalações por conta própria devido à pressa, falta de tempo ou dinheiro. A falta de conhecimento técnico associada ao uso da energia elétrica pode causar uma fatalidade, como registram os números da Abracopel”.

A maioria dos acidentes de origem elétrica poderiam ser evitados com adoção de medidas simples, explica o executivo. “Contratar um profissional para realizar a manutenção do equipamento é o mais indicado. Outra orientação importante é garantir que o disjuntor da bomba d’água esteja devidamente desligado, além disso, o profissional nunca deve realizar qualquer serviço sem o uso de equipamentos de proteção individual, luvas de borracha isolante e ferramentas isoladas”, reforça.

Outra dica importante para evitar acidentes de origem elétrica é garantir que as instalações elétricas internas dos estabelecimentos urbanos e rurais estejam em perfeitas condições e de acordo com as normas técnicas para garantir a segurança das pessoas que as utilizam.

Outras orientações:

 

– Utilize uma fiação adequada que esteja completamente isolada e sem emendas;

– Verifique a ausência de tensão e instale o aterramento elétrico do equipamento;

– Use o equipamento somente ligado a um quadro de comando com disjuntor de proteção adequado;

– Faça o uso de luvas isolantes e ferramentas isoladas;

– Jamais entre na água quando a bomba estiver ligada;

– Sempre dê preferência à profissionais qualificados, certificados, credenciados, que sabem exatamente que deve ser feito e como fazer.

Fonte: Equatorial Energia

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos