Quantos pontos Botafogo e Grêmio vão precisar para se classificar na Libertadores após início ruim?

ESPN

Botafogo e Grêmio são os únicos brasileiros em situação que absolutamente nenhum time gostaria de estar na CONMEBOL Libertadores: com duas derrotas em dois jogos e nenhum ponto somado na fase de grupos.

É claro que a largada ruim dificulta o sonho de classificação, mas não necessariamente torna a missão impossível. Dado o histórico recente do torneio sul-americano, é possível projetar quantos pontos serão necessários para garantir uma vaga nas oitavas de final – e já adiantamos que não será nada fácil.

Levantamento do ESPN.com.br mostra que, desde a Libertadores de 2014, nenhuma equipe foi eliminada na fase de grupos com 11 pontos. Para Botafogo e Grêmio, isso significa vencer todos os quatro jogos que têm pela frente, o que os faria alcançar os 12 pontos.

Se isso não for possível, chegar aos 10 significa boas chances de classificação. Nas últimas dez edições da Libertadores, apenas quatro equipes caíram na fase de grupos com essa soma de pontos. Assim, um desempenho de três vitórias e um empate pode até ser suficiente para colocá-los nas oitavas de final.

Agora, abaixo disso, a missão realmente será difícil. Dos 80 segundos colocados na fase de grupos desde a Libertadores de 2014, apenas 18 avançaram com nove pontos, o que representa 22,5% do total.

Os que somaram oito pontos passaram de fase 11 vezes (o último deles foi o Deportivo Pereira, em 2023), enquanto apenas três conseguiram o “milagre” de ir ao mata-mata da Libertadores com sete pontos, a soma mínima desde 2014.

Os últimos a se classificarem com sete pontos foram Libertad (Paraguai) e Delfín (Equador), ambos na edição de 2020. Neste mesmo ano, porém, o São Paulo foi eliminado com a mesma pontuação.

Tanto Botafogo quanto Grêmio estão nas lanternas de seus respectivos grupos, cujos líderes somam quatro pontos (Huachipato e Estudiantes na chave C, além de Junior Barranquilla e Universitario na D). Os dois voltam a campo daqui duas semanas.

No dia 23, o Grêmio visita o Estudiantes, em La Plata, precisando de no mínimo um empate para ganhar sobrevida. O Botafogo, por sua vez, tem a vantagem de atuar em casa as duas próximas partidas, contra Universitario, dia 24, e LDU, dia 8.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos