Alagoana recupera visão comprometida por tumor benigno após cirurgia complexa

Procedimento foi realizado no Hospital Metropolitano de Alagoas

Uma mulher, de 48 anos, conseguiu recuperar sua visão, comprometida por um tumor benigno, após passar por um procedimento cirúrgico intracraniano de alta complexidade. A cirurgia foi realizada pela equipe do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.

Anderson Oliveira / Ascom Sesau

Rozilda Gomes, de 48 anos

A empreendedora Rozilda Gomes, percebeu a diferença no tamanho de seus olhos ao se maquiar para o trabalho. Apesar de ninguém notar, ela sentia que algo estava errado. O diagnóstico de meningioma na região do olho direito foi confirmado, e a paciente buscou atendimento em diversos locais, mas foi no HMA que Rozilda encontrou os especialistas que a salvaria.

A neurocirurgia removeu o tumor com sucesso, descomprimindo o nervo óptico e preservando sua visão.

Rozilda destacou o cuidado humanizado que recebeu no HMA e a gratidão que sente por toda a equipe. “Não tem preço o que vivi neste hospital. A equipe me olhava com compaixão e me tocava, me transmitindo conforto e confiança. Era monitorada 24 horas por dia, e recebia visitas constantes da equipe de limpeza, técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e cirurgiões”, relatou.

Meningioma

O meningioma é um tumor benigno que se origina nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Segundo o neurocirurgião João Gustavo Santos, um dos responsáveis pelo tratamento de Rozilda, o tumor geralmente é silencioso e não apresenta sintomas imediatos, o que pode levar ao diagnóstico em estágios avançados. “O tumor de dona Rozilda precisou ser operado porque comprometia sua visão. A cirurgia foi um sucesso, e ela está se recuperando muito bem”, afirmou o Dr. Santos.

O meningioma pode causar dores de cabeça, náuseas e vômitos, além de sintomas focais como perda de sensibilidade ou força, alterações visuais e auditivas, dificuldade para falar e convulsões. O tratamento geralmente envolve a remoção cirúrgica do tumor, e na maioria dos casos, não é necessário tratamento complementar.

Embora não haja medidas totalmente eficazes para prevenir o meningioma, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Pessoas com histórico familiar da doença ou que apresentem os sintomas mencionados acima devem buscar atendimento médico especializado.

O HMA: referência em saúde

O Hospital Metropolitano de Alagoas se destaca como referência em saúde de alta complexidade no estado. A equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e experientes, aliada à estrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta, garantem atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes, como no caso de Rozilda Gomes.

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) é uma unidade de saúde pública de alta complexidade, localizada em Maceió, capital do estado de Alagoas. O hospital oferece atendimento ambulatorial e hospitalar em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, neurologia, cardiologia, oncologia e pediatria. O HMA é referência no atendimento a pacientes com doenças graves e complexas, e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e experientes, além de uma estrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos