Voçorocas voltam a engolir casas e amedrontar moradores em Buriticupu, no MA

Na última semana, as chuvas provocaram novas erosões em barrancos com vários metros de altura. Nas últimas décadas, mais de 50 casas já foram engolidas pelas crateras.

As fortes chuvas que caem em todo o Maranhão, provocando interdições em diversas estradas, também está intensificando o fenômeno das voçorocas, em Buriticupu, a cerca de 400 km de São Luís.

No último fim de semana, um vídeo gravado por um morador mostra como uma das voçorocas está avançando na cidade, engolindo casas. Uma das residências está na beira do precipício e os moradores tiveram que sair.

“Alguém tem que tomar uma providência sobre isso aqui. A cada dia que passa, está se acabando [o residencial]. Algumas casas já foram embora”, conta o morador.

Casa está na beira de voçoroca em Buriticupu, no Maranhão — Foto: Reprodução/Redes sociaisCasa está na beira de voçoroca em Buriticupu, no Maranhão — Foto: Reprodução/Redes sociais

Buriticupu é uma das 19 cidades do Maranhão que estão em situação de emergência por causa das chuvas que causam o aumento do nível de rios, além de alagamentos, enchentes e destruição de estradas.

Problema das voçorocas é antigo

Só em Buriticupu, há cerca de 26 voçorocas que avançam há pelo menos 30 anos e preocupam os moradores. No dia 9 de maio de 2023, uma casa foi ‘engolida’ por uma das crateras, após um deslizamento de terra ocorrido em uma rua do bairro Vila Isaías. Segundo o Corpo de Bombeiros, a residência já havia sido evacuada e não houve vítimas.

Uma semana antes, no entanto, o policial militar aposentado José Ribamar Silveira caiu dentro de uma das crateras enquanto manobrava uma caminhonete. A queda foi de uma altura de, aproximadamente, 80 metros. Ele não chegou a falecer, mas teve várias fraturas.

Historicamente, segundo pesquisadores, mais de 50 casas já foram engolidas pelas crateras nas últimas décadas, e cinco pessoas morreram ao caírem nas voçorocas de Buriticupu.

O que é uma voçoroca

As voçorocas são o nome científico do fenômeno erosivo que atinge o lençol freático e Buriticupu tem uma das maiores concentrações do fenômeno no país.

De acordo com o departamento de Geociência da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a universidade alertou as autoridades, por meio da publicação de artigos em revistas, sobre o problema. Para ele, faltou planejamento no modelo de urbanização e ação para combater o avanço das crateras em Buriticupu.

“Poderia ter sido feito, antes que eles surgissem, deveria ter tido um planejamento adequado para a cidade, e, posteriormente, um planejamento adequado para a cidade. Surgiu um problema, vamos conter”, disse o professor Marcelino Silva Farias, doutorando em ciência do solo.

 

Casa engolida' por voçoroca em Buriticupu — Foto: Divulgação/Corpo de BombeirosCasa engolida’ por voçoroca em Buriticupu — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Em março do ano passado, a Defesa Civil Nacional esteve em Buriticupu avaliando a situação. Na época, foi decretado estado de calamidade pública. O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional se comprometeu em ajudar a resolver o problema.

No entanto, segundo os moradores, houve algumas ações paliativas apenas em algumas áreas críticas, como próximo de rodovias. Em outras regiões, como no Residencial Eco Buriti, as voçorocas seguem avançando e engolindo casas.

Voçorocas provocam 'cortes' no terreno em Buriticupu — Foto: Reprodução/Marinho DronesVoçorocas provocam ‘cortes’ no terreno em Buriticupu — Foto: Reprodução/Marinho Drones
Voçoroca em Buriticupu, no interior do Maranhão — Foto: JNVoçoroca em Buriticupu, no interior do Maranhão — Foto: JN

O fenômeno também atinge outras cidades do Maranhão. Em Bom Jesus das Selvas, cidade a 465 km de São Luís, muitas casas desabaram com as erosões e outras foram abandonadas pelos moradores, nos últimos anos.

g1 pediu um posicionamento da Prefeitura de Buriticupu, do Governo do Maranhão, e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional sobre o avanço das voçorocas. Até o momento, ainda não houve retorno.

Desmatamento causou crateras que ameaçam 'engolir' casas no MA — Foto: Kayan Albertin/g1Desmatamento causou crateras que ameaçam ‘engolir’ casas no MA — Foto: Kayan Albertin/g1
Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos