Cerca de 350 kg de produtos estragados são apreendidos na parte alta de Maceió

Flagrante realizado pela Vigilância Sanitária pode gerar multas para estabelecimentos que cometeram as infrações e pelo risco à saúde do consumidor

Uma fiscalização da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), realizada na manhã desta terça-feira, 16, resultou na apreensão de cerca de 350 kg de alimentos impróprios para o consumo em estabelecimentos comerciais do bairro Chã da Jaqueira, parte alta da Capital.

Ascom Visa Maceió

Laticínios com vencimento expirado foram apreendidos

Durante a inspeção, foram identificados carnes bovinas e laticínios com prazos de validade vencidos e em condições de risco à saúde do consumidor.  Produtos como iogurtes, chantilly, margarinas e alguns tipos de carne estavam expostos para a comercialização com vencimentos expirados e algumas carnes estavam estragadas.

De acordo com o órgão, a comercialização irregular de produtos estragados e vencidos pode ocasionar um grave risco à saúde da população. Por causa disso, estabelecimentos que atuam dessa forma inapropriada devem ser autuados e os alimentos recolhidos de modo a proteger à saúde pública e também penalizar a quem vende de forma indevida.

“Nos estabelecimentos fiscalizados nesta manhã, na Chã da Jaqueira, apreendemos 350 kg de produtos estragados, que serão descartados no aterro sanitário de Maceió. Nosso intuito é assegurar a saúde do consumidor e conscientizar representantes comerciais sobre os padrões sanitários a serem seguidos, e que deve haver responsabilidade com a saúde de quem vai consumir os produtos”, afirmou Airton Santos, chefe especial da Visa de Maceió.

Os estabelecimentos receberam um reforço sobre os padrões sanitários exigidos (como o cuidado na manipulação, armazenamento, refrigeração, higiene e validade dos produtos) e foram autuados. Os representantes deverão responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$ 180,00 a R$ 38 mil pela infração.

Denúncia

Para denunciar irregularidades, em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos