Neafa apresenta ao MP nomes de suspeitos de envenenar cães

Alagoas24horasNeafa se reuni com promotoria de Justiça para discutir mortes de animais

Neafa se reuni com promotoria de Justiça para discutir mortes de animais

Representantes do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA) entregaram, na manhã desta segunda-feira (05), na sede da 62ª Promotoria de Controle Externo, no Barro Duro, os nomes de suspeitos de envenenarem os cães da entidade.

O Neafa acredita que vizinhos tenham colocado veneno em alimentos e jogado dentro da entidade. O resultado foi o envenenamento de 30 cães. Destes, 11 morreram e outros 19 estão em recuperação.

Para confirmar a suspeita, o Neafa enviou a um laboratório em Porto Alegre materiais biológicos dos animais com o intuito de saber se realmente os cães foram envenenados e qual a substância utilizada para matar os animais. O laudo anatomopatológico deve sair no prazo de 10 dias.

De acordo com o promotor de Justiça, Flávio Gomes, o resultado será anexado ao processo, que será entregue a delegada do 3ª Distrito Policial, Talita Aquino, designada especialmente para investigar o caso.

O promotor explicou ainda que se o caso for comprovado o acusado será enquadrado na Lei 9605/98, que prevê os maus-tratos de animais como crime. As penas são determinadas pela gravidade da atitude, podendo ir de três meses de detenção até um ano. Uma multa também é prevista no processo.

Além dos nomes dos suspeitos, os representantes no Neafa entregaram também o boletim de ocorrência. Eles relataram ainda que os funcionários chegaram a ser destratados por vizinhos e que bombas já foram jogadas dentro da entidade durante os 11 anos de atividade

Para evitar novos ataques, a entidade providencia agora a colocação de uma cerca elétrica, telas e câmaras de segurança. Hoje, cerca de 110 animais – entre cães e gatos – são assistidos pelo Neafa.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos