Prefeitura de Palmeira dos Índios esclarece denúncias sobre UPA

A Prefeitura de Palmeira dos Índios enviou uma nota de esclarecimento à imprensa, na tarde desta terça-feira (06), sobre as denúncias do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) sobre a Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios.

Segue a nota na íntegra:

Em razão das notícias que denunciam supostas irregularidades na Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios, o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS) – entidade gestora da instituição, esclarece que:

– Representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) visitaram a UPA de Palmeira dos Índios no dia 30 de dezembro de 2014, quando, acompanhados por uma técnica de segurança do trabalho, inspecionaram todos os setores da unidade;

– Na ocasião, apresentamos todas as fichas comprobatórias da entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos colaboradores. Ressaltamos, ainda, que durante o processo de capacitação, fornecemos orientações quanto à importância do uso correto dos materiais e a respeito das normas de biossegurança, como forma de garantir a segurança na realização dos procedimentos.

– O Sateal registrou, sem autorização, várias imagens internas da unidade. Uma delas apresenta a chefe da limpeza, que não atua na assistência, com sapatos fechados, o que demonstra falta de foco do órgão sindical, pois a colaboradora não é uma representante da categoria.

– Em relação ao acondicionamento dos resíduos hospitalares, informamos que o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde foi elaborado com base legal e que a imagem apresentada, obtida de forma ilícita, demonstra apenas o local onde os carrinhos de coleta interna são guardados após serem esvaziados e limpos, além dos equipamentos (esfigmomanômetro) que aguardavam transporte para manutenção. Também lembramos que a unidade possui depósito específico para resíduos hospitalares, cujo descarte é efetuado corretamente em bombonas com tampa, e transportados e tratados por uma empresa especializada na área;

– No que se refere à circulação dos colaboradores, esclarecemos que a equipe técnica trabalha em escalas diárias de plantão, com dimensionamento adequado para os setores, conforme acordo firmado durante a convenção coletiva, na sequência manhã, tarde, noite, descanso e folga, o que totaliza uma carga horária de 144 horas mensais, permitida por lei. Mas em momentos de urgência ou emergência, pode ocorrer a necessidade de locomoção dos profissionais em outros departamentos. Entretanto, não há riscos de transmissão de doenças contagiosas, pois os pacientes com esse perfil são mantidos em quartos individuais;

– Quanto à limpeza da unidade, comunicamos que a UPA possui um cronograma diário de higienização. A foto apresentada pelo Sateal, também obtida sem autorização, demonstra os atendimentos realizados na Sala Vermelha, destinada aos casos de urgência e emergência, situação em que os nossos profissionais estão focados na estabilização dos pacientes. Após a realização dos procedimentos necessários, uma equipe de limpeza é acionada para a higienização do ambiente;

– Informamos ainda que no dia da visita dos representantes do Sateal, disponibilizamos a escala de trabalho dos técnicos de enfermagem, as fichas comprobatórias de entrega dos EPIs e uniformes, o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), assim como as certidões, alvarás e licenças;

– Por fim, ressalvamos nossa relação de cordialidade com o sindicato e demais órgãos fiscalizadores, os quais entendemos ser instituições indispensáveis para a melhoria continua dos serviços de saúde de nossa região. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos a corrigir toda e qualquer irregularidade que possa surgir, de forma a garantir a segurança e a qualidade do ambiente da UPA e a vida de nossos funcionários, pacientes e visitantes.

Coordenação Geral
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ASSISTÊNCIA E SAÚDE (IPAS)

Fonte: Ascom Palmeira dos Índios

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