Quer começar o ano em um novo emprego e não sabe por onde começar? Clicou no lugar certo. A primeira dica é que não adianta esperar cair do céu… Nada cai, nem chuva ultimamente, não é mesmo?
Não existe fórmula mágica, mas algumas atitudes podem acelerar o processo.
Com a ajuda de Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, confira 10 dicas:
1 – Esteja conectado
Ter o perfil ou o currículo cadastrado em aplicativos e sites de empregabilidade faz com que você esteja sempre informado sobre as vagas.
2 – Cultive sua agenda
Muitas empresas ainda utilizam-se da recomendação na hora de contratar. Porém, não se apoie somente em indicações.
3 – Mantenha seu perfil sempre atualizado
Sempre mostre seus últimos empregos, atividades e interesses.
4 – Prepare-se
Após conseguir uma entrevista, leia sobre a empresa, sobre as atribuições da vaga e sobre o que você fará caso seja contratado.
5 – Pontualidade britânica
Nunca chegue atrasado nem falte a uma entrevista. Nada de colocar a culpa no trânsito. É importante mostrar interesse desde o início. E chegar no horário demonstra interesse e respeito.
6 – Você é o melhor?
Durante a entrevista, faça-se interessante. Fale sobre você, suas expectativas, suas qualidades e deixe claro que você está interessado na vaga
7 – A primeira impressão é a que fica
Beleza não é essencial, mas estar bem arrumado garante uma boa impressão. Tente pesquisar sobre a empresa e quais as roupas adequadas.
8 – Pinóquio, não!
Nunca minta na entrevista (muito menos no currículo/perfil). A mentira poderá ser descoberta na própria entrevista. E dessa forma, a vaga já foi perdida.
9 – Cuidado
Durante a entrevista, evite falar mal da empresa onde trabalhou, principalmente, se a empresa da seleção for do mesmo setor. A impressão passada será de uma pessoa que costuma “fazer fofoca”.
10 – Você quer mesmo? Demonstre
Tenha certeza de que a empresa é o lugar onde você quer trabalhar. Pesquise sobre ela. E demonstre, na entrevista, sua expectativa, empatia e confie no seu taco.