Samu terá mais controle com sistema de informação em rede

Ascom/SesauAtendimento Samu

Atendimento Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió realizou, nesta quarta-feira (13), a implantação de um novo sistema de informação. O novo programa é chamado de E-SUS Samu e foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para a atuação nas centrais de regulação do Samu em todo o território nacional.

De acordo com Marcony Ferraz, diretor estadual do DataSUS, o novo sistema representa uma atualização tecnológica que permite mais segurança na coleta de dados das ocorrências, proporciona mais velocidade no atendimento e vai diminuir o tempo resposta na assistência à população.

“No serviço de urgência e emergência como o Samu, a celeridade no atendimento pode representar a diferença entre a vida e a morte de um paciente. O sistema vai auxiliar os reguladores médicos e os técnicos auxiliares da regulação agindo de forma imediata, recuperando informações dos arquivos permanentes dos atendimentos e dos boletins gerados pela central de regulação”, explicou Marcony.

Ainda de acordo com o diretor, o sistema vai possibilitar também um maior controle sobre os trotes efetuados ao Samu. “O E-SUS registra automaticamente os números ligados para o serviço e acusa quando um número já foi utilizado para uma chamada falsa”, informou.

Para a implantação do E-SUS Samu foi realizado uma capacitação com os supervisores de regulação, técnicos auxiliares de regulação médica (Tarms) e médicos. O gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, ressaltou que todos os profissionais estão prontos para a utilização da ferramenta, destacando que a evolução do atendimento é um compromisso da gestão estadual de saúde.

O supervisor Eudes Pereira informou que entre os dias 24 e 28 o E-SUS do Samu será implantado em Arapiraca, tornando o sistema de regulação do Samu Alagoas a par do que existe de mais moderno em regulação médica de urgência e emergência no País.

Visita técnica – E ainda nesta quarta-feira (12) foi realizada uma visita técnica por parte dos alunos do 2º período do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ao Samu. Os estudantes foram recebidos pela assistente social Ana Tojal, que mostrou aos acadêmicos as diversas áreas de atuação do serviço. “A integração entre a assistência pré-hospitalar e a academia é essencial, pois promove a troca de conhecimento e alimenta nos estudantes a vocação para se tornarem futuros socorristas”, declarou Ana Tojal.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos