Governo anuncia crescimento de 5% no PIB e lamenta alta de homicídios

Alagoas24horasGoverno anuncia crescimento de 5% no PIB e lamenta alta de homicídios

Governo anuncia crescimento de 5% no PIB e lamenta alta de homicídios

O governo do Estado de Alagoas divulgou na manhã desta sexta-feira (14), no Palácio República dos Palmares, a avaliação do Produto Interno Bruto de Alagoas (PIB) de 2012. Os números divulgados em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um crescimento de 5% em relação aos anos anteriores, enquanto o Brasil cresceu 0,9%, ou seja, acima da média nacional.

O PIB é calculado a partir do desempenho de cada setor da economia como agropecuária, indústria e serviços e atingiu a marca de R$ 29,545 bilhões. Mesmo com o crescimento, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) ressaltou que há ainda outros indicadores que ele não se “conforma”, como o número de homicídios em sua gestão.

Para o próximo administrador do Executivo, Vilela disse que Renan Filho (PMDB) deve “manter e ampliar essas políticas públicas e incentivar cada vez mais a pequena iniciativa que gera emprego e renda”. De acordo com Vilela, o Estado contava com oito mil pequenas empresas quando assumiu e agora conta com cerca de 84 mil.

PIB

No setor da indústria, o PIB em 2012 alcançou uma média de 9,1%, sendo 21% na Construção Civil. De acordo com Vilela, o número se deu por conta da recente expansão habitacional que Alagoas vive nos últimos anos e que contribuiu com a construção de moradias. “Fizemos a inauguração de indústrias de grande porte, cerca de 102 em 2012, e a expansão habitacional contribuiu muito”, avalia. A duplicação e a recuperação de rodovias também foram destacadas.

Já o setor agropecuário apresentou um decréscimo de -9%. Entre as atribuições para o índice negativo há a média nacional que caiu -2,3%. A safra de milho sofreu uma queda de 95,1% por conta da estiagem, bem como do feijão 83,1%. “A estiagem prejudicou muito a produção de milho. Foi a pior dos últimos 100 anos”, avalia.

Ainda de acordo com Vilela, houve queda na produção de 18 culturas agrícolas das 25 analisadas pela Produção Agrícola Municipal do (IBGE).

Em relação aos serviços, houve um crescimento de 4,3% em Alagoas enquanto que a média nacional teve um índice de 3,8%. Entre os serviços que se destacaram estão os domésticos com 18% e o comércio com 8%.

Para Vilela, o crescimento nesse setor se deu por conta da construção de 20 novos hotéis, e o fluxo cada vez maior de turistas que contribuíram para o crescimento acima da média.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos