Programa Brasil Alfabetizado abre inscrições para alfabetizadores

AssessoriaPrograma Brasil Alfabetizado abre inscrições para alfabetizadores

Programa Brasil Alfabetizado abre inscrições para alfabetizadores

O Programa de Alfabetização da Educação de Jovens, Adultos e Idosos- Brasil Alfabetizado, está com as inscrições abertas para alfabetizadores voluntários. As inscrições vão até o dia 28 de novembro e podem ser feitas no departamento de Educação de Jovens e Adulto (Deja), na Semed- Cambona. Voltado para a educação de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados, o Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo reduzir o analfabetismo em pessoas nessa faixa etária que não concluíram o ensino fundamental no tempo regular.

A coordenadora do programa Brasil Alfabetizado, em Maceió, Maria de Lourdes, explica que o programa busca reduzir o índice de analfabetismo, tem caráter mobilizador e promove o acesso aos estudos às pessoas que estão afastadas das salas de aulas já algum tempo. “Reduzir o analfabetismo na nossa capital é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação. O programa tem este propósito e trabalha promovendo o acesso e o retorno dessas pessoas aos estudos. Esse é o nosso compromisso”, garante ela.

Os interessados em ser um alfabetizador voluntário precisa apresentar alguns critérios como formação em nível médio completo ou magistério, superior ou cursando. Terá preferência o professor da rede pública que tiver experiência profissional em educação e em educação de jovens e adultos que apresentarem formação mínima de nível médio completo. Outra exigência é a comprovação de experiência profissional, certificados ou declarações com prazo de validade de 30 dias.

A coordenadora ressalta que as aulas devem funcionar em espaços públicos como igrejas, albergues, ONGs, salão paroquial e sociedade de amigos do bairro com infraestrutura adequada, escolas públicas e privadas. As aulas têm duração de oito meses. Cada sala de aula deve ter a capacidade para atender de 20 a 25 alunos.

Bolsa

O alfabetizador voluntário selecionado terá uma carga horária de 10 horas semanais, de segunda a quinta, além de participação em formação inicial e continuada com direito a certificados. Como incentivo receberá um abolsa do Governo Federal no valor de R$ 400 reais por turma.

Inscrição/ Documentos

O candidato interessado em participar da seleção deve preencher uma ficha de inscrição fornecida pela coordenação do programa, no departamento de Educação de Jovens e Adultos contendo cópia da carteira de identidade, comprovante de residência, cópia de títulos de escolaridade e de participação em cursos.

Período de inscrição : até 28 de novembro
Local: Departamento de Educação de Jovens e adultos – DEJA – SEMED
Endereço: Rua General Hermes, 1198 – Cambona, das 8h às 14h.
Telefone: 3315 – 4571

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos