Estado assina termo de cessão da fazenda sementeira para Emater

AssessoriaReunião técnica Unidade de Pesquisa Santana do Ipanema

Reunião técnica Unidade de Pesquisa Santana do Ipanema

O governador do Estado de Alagoas em exercício, José Carlos Malta Marques, assinará nesta terça-feira (18), às 11h30, a cessão de uso da Fazenda Curral do Meio, mais conhecida como Sementeira, no município de Santana do Ipanema, para o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL). A propriedade abriga estudos com milho, feijão, sorgo, palma e gliricidia. A fazenda, que fica a 5 km do Centro de Santana, já foi uma das unidades de pesquisa referência no Semiárido no melhoramento genético de animais e produção de milho e feijão.

De acordo com a diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, a unidade de pesquisa agropecuária fazia parte do patrimônio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Alagoas (Epeal), incorporada pela Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimônio (Carph) no ano 2000, e arrematada pelo Governo de Alagoas no último mês de setembro. “O retorno desse patrimônio para a EMATER/AL representa o fortalecimento das ações da pesquisa e extensão rural em Alagoas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias alcançamos uma das nossas principais metas, viabilizar a produção agropecuária no estado”, avaliou.

A estação experimental da EMATER/AL, Unidade Santana do Ipanema, possui ainda uma área de 30 hectares de Caatinga Arbórea, em processo de avaliação pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Segundo o gerente regional da EMATER/AL no Médio Sertão, Ruy Falcão, o objetivo é transforma a área numa unidade de conservação, de forma que novos estudos possam ser desenvolvidos. Atualmente sua principal linha de pesquisa está voltada para produção de forragens.

“A unidade possui uma área de 184 hectares com coleção de Palma – 50 variedades de palma, coleção de umbu – 30 materiais, um bosque com 50 pés de Nim, além de trabalhos de pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Unidade Tabuleiros Costeiros (Embrapa), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)”, informou Ruy Falcão.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos