Assistência Social desenvolve projeto junto à população em situação de rua

AssessoriaAssistência Social desenvolve projeto junto à população em situação de rua

Assistência Social desenvolve projeto junto à população em situação de rua

Em meio às campanhas de divulgação do serviço de acolhimento institucional ofertado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop), atividades de estreitamento de vínculos, entre profissionais e usuários, estão sendo realizadas. Um dos principais objetivos das ações é informar às pessoas, que fazem das vias públicas locais de moradia, sobre a existência de pontos de apoio especializados na busca por direitos dessa população.

Nesta segunda-feira, 17, profissionais do Centro POP II se dirigiram até a Praça dos Martírios, no Centro da cidade, para uma mobilização junto às pessoas que moram embaixo dos monumentos históricos, localizados no espaço público. Foram desenvolvidas, com os usuários, atividades lúdicas, informativas e oficinas de artesanato. Conforme explica o psicólogo da Semas, Ronaldo Lima, as ações são referentes a um projeto que começou a ser desenvolvido dentro dos Centros POPs, o “Cultura Nas Ruas”.

“A gente já desenvolve uma série de atividades de rotina com eles (usuários), fora dos momentos de abordagens, mas é preciso que todos saibam que os Centros POPs I e II existem e estão prontos para essa demanda específica” disse Ronaldo. O psicólogo explicou que as ações são “uma maneira que a Assistência Social tem de se aproximar ainda mais dessas pessoas, para garantir um atendimento completo”.

Um grupo de quinze pessoas que se encontra na Praça, formado por homens, mulheres e adolescentes participou das atividades. Adriana Batista (nome fictício para preservar a identidade da usuária), de 34 anos de idade e mãe de quatro filhas está há três meses morando no local. A mãe solteira e “líder do grupo” de usuários que se encontra na Praça, relata que a pouco menos de 600 metros dali, uma senhora oferece alimentação e “banho” a todos os amigos da jovem – contribuindo de maneira indireta, para a permanência dos usuários no local.

“A população se sensibiliza, isso é fato. Mas é preciso entender que se há esse tipo de apoio, certamente esses usuários não sairão dessa situação. O serviço oferecido por essa senhora é um serviço disponibilizado, pela Semas, no Albergue Municipal”, lembrou Ronaldo. Adriana está sendo acompanhada pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) que, realizando procedimento padrão, encaminhou a usuária para a retirada de documentos e garantiu a inserção da mesma no Cadastro Único Para Programas Sociais, o CadÚnico. Os profissionais do Seas acompanham todos os casos similares.

0800 e Centros POPs

A Semas conta com canais para atendimento da população em situação de rua em Maceió. Pelo telefone 0800 284 8048 e pelo 8882-8215, qualquer cidadão pode informar sobre pessoas em situação de moradia em local público. Com a ferramenta, a Assistência Social pretende incentivar a população a contribuir com o trabalho de apoio e encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços oferecidos pelo poder público, como acolhimento institucional, retorno para a cidade de origem e reinserção no meio familiar.

Através do telefonema, as equipes especializadas recebem informações e podem iniciar o trabalho de reinserção e encaminhamento social junto com as demais secretarias municipais.

Devido ao processo de reforma do prédio onde funciona o Centro POP II, os dois Centros POPs do município, estão funcionando, temporariamente, em um único local, na Rua Augusto Cardoso, nº 62, bairro de Jatiúca. A população também pode entrar em contato com esse serviço, através do 0800 da Semas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos