Vila Mariana é beneficiada com ação itinerante da Semas

Ascom SemasAscom Semas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, nesta terça-feira (18), uma ação itinerante para atender as 34 famílias da Vila Mariana, localizada no Conjunto Henrique Equelman, que recebem o aluguel social ou auxílio-moradia.

Durante a ação foram oferecidos os serviços da rede de assistência social: Cadastro Único (CadÚnico); Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Até os que estavam desempregados, preencheram currículos para serem encaminhados a uma vaga no mercado de trabalho.

A Secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha e o promotor de justiça, Flávio Gomes da Costa, do Ministério Público Estadual (MPE) também visitaram o local onde essas famílias viviam antes de receber o auxílio-moradia. Essas casas foram interditadas pela Defesa Civil, por estarem em área de risco de desabamento.

“Além de encaminhá-los aos programas sociais, viemos avaliar as reais condições em que eles viviam para podermos atender a cada família de acordo com a sua necessidade. Hoje, elas puderam resolver todas as suas pendências num mesmo local. Os desempregados já estão com emprego garantido, e os que não tinham Carteira de Trabalho, foram encaminhados ao Sine, sem precisar enfrentar fila”, explicou a secretária.

Segundo o promotor de justiça, Flávio Gomes da Costa, do Ministério Público Estadual (MPE), a Semas cumpriu seu compromisso com essas famílias, mobilizando as equipes dos programas sociais até o Conjunto. “Toda a estrutura foi montada para atender a comunidade da Vila Mariana e solucionar os seus problemas”, destacou o promotor.

As técnicas do Centro de Atendimento Socioassistencial também esclareceram as mudanças previstas pela Lei dos Benefícios Eventuais (BE) para a concessão de alguns benefícios, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira em 14 de agosto deste ano, através do decreto nº 7.699. Está é a nova metodologia de prestação de contas do Aluguel Social – benefício concedido pela Semas às famílias que se encontram em situação de calamidade pública ou extrema vulnerabilidade.

As 34 famílias serão beneficiadas com moradias no Residencial Parques dos Caeté, no bairro do Benedito Bentes, previsto para ser entregue no final de 2015. Até que as casas sejam entregues, as famílias receberão o aluguel social.

Além das técnicas dos programas sociais da Semas, participaram também da ação a Diretora de Proteção Social Básica e Transferência de Renda da Semas, Carla Moura, a coordenadora geral dos Benefícios Assistenciais, Wellida Santos, a assessora especial de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania da Semas, Arabella Mendonça, e o coordenador do CadÚnico em Maceió, Daniel Cavalcanti.

Fonte: Vanessa Napoleão/Ascom Semas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos