Após intimação, Santos entrega lista de sócios à oposição

RICARDO SAIBUN/SANTOSOdílio Rodrigues era alvo de advogada da chapa oposicionista por ser o responsável pelo clube

Odílio Rodrigues era alvo de advogada da chapa oposicionista por ser o responsável pelo clube

As polêmicas em torno das eleições santistas parecem não ter fim. Um embate interno entre situação e oposição foi travado nos últimos dias na Justiça e só foi resolvido após liminares e ordens judiciais, sob ameaças de pedido de prisão ao presidente Odílio Rodrigues.

O candidato oposicionista Modesto Roma Jr. requisitou a lista completa dos associados faz alguns meses, mas recebeu, segundo seu advogado, dados incompletos, sem as informações de contato – como endereços, telefones, e-mails – nem os status de inadimplência.

O advogado da chapa, Raphael Vita Costa, garante que o estatuto não fala que a lista é direito somente dos candidatos, mas sim de todos os associados. "Entramos com uma medida cautelar de exibição de documentos, pedindo uma liminar para clube cumprir o mandamento estatutário e disponibilizar a listagem dos sócios, contendo nome, endereço, telefone, status, etc. Na primeira instancia ela foi negada, então tentamos um recurso no Tribunal de Justiça em São Paulo, que concedeu a liminar."

DIEGO GARCIA/ESPN.COM.BR
Modesto Roma Júnior é um dos candidatos da oposição à eleição do Santos
Modesto Roma Jr. (centro) é candidato à presidência
"Quando efetuamos o pedido de cumprimento, o juiz expediu a ordem para o clube apresentar as informações em até cinco dias, e essa ordem não foi cumprida. Ontem eu fiz uma petição pedindo que, caso a liminar não fosse respeitada novamente, fosse expedido um mandado de prisão e a aplicação de uma multa diária no valor de mil reais."

"No mesmo dia o juiz expediu a nova ordem para que apresentassem a listagem em até três dias. A multa de mil reais já está sendo aplicada, mas o juiz ainda não emitiu o mandado. Se nada acontecer, efetuarei esse novo pedido de prisão, que é a maneira coercitiva que o judiciário tem para forçar o cumprimento", continuou Vita.

Na manhã desta quarta-feira, porém, o clube cumpriu a ordem e entregou a lista em um pen drive à chapa do candidato, informação confimada tanto por Modesto, quanto por Jorge Gutierrez, gerente de comunicação do Santos.

Segundo Gutierrez, a gestão não descumpriu o estatuto. "O Santos em nenhum momento descumpriu decisão judicial no que se refere à disponibilização da listagem de sócios. O artigo 37 do estatuto social determina a entrega "física" da listagem somente após o registro das chapas. Antes disso obriga o clube a somente afixá-la para consulta na secretaria social".

De acordo com o dirigente, o artigo 37 já vinha sendo cumprido desde outubro, e o clube conseguiu uma reconsideração da liminar, através do desembargador Alvaro Passos. "Agora, com o registro de todas as chapas, o clube disponibilizou na data de hoje, através de meio eletrônico (pen drive), a retirada das listagens por todas as chapas concorrentes."

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos