Proibido estacionar: SMTT segue com campanha educativa

AssessoriaProibido estacionar: SMTT segue com campanha educativa

Proibido estacionar: SMTT segue com campanha educativa

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) deu início esta semana à campanha “Proibido estacionar no passeio e nos pontos de ônibus”. O objetivo é orientar e conscientizar pedestres e donos de estabelecimentos comerciais sobre a prática do estacionamento de maneira irregular tanto no passeio, como nos pontos de ônibus.

O local escolhido para a primeira ação foi a antiga Avenida Amélia Rosa, uma das mais movimentadas da cidade e famosa por ter muitos bares e lojas no local. De acordo com a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, a prática só prejudica o pedestre. “Quando os condutores estacionam seus carros no passeio e em paradas de ônibus, eles estão tirando a segurança que esse pedestre tem, que por sua vez é obrigado a utilizar a rua e acaba sendo vulnerável a todo tipo de situação”, finalizou.

A atividade terá duração de duas semanas e acontecerá nos bairros da Jatiúca, Ponta Verde, Centro e Farol. Após o período de educação, Agentes de Trânsito da SMTT estarão fiscalizando em pontos estratégicos da cidade e os condutores infratores deverão ser multados..

Lei

De acordo com o artigo 181, inciso XIII do CTB, o condutor que estacionar o veículo onde houver sinalização delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo ou, na existência desta sinalização, no intervalo compreendido entre dez metros antes e depois do março do ponto, estará cometendo uma infração média com valor de R$ 85,13 e como medida administrativa, a remoção do veículo.

Ainda segundo inciso VIII do mesmo artigo, estacionar o veículo no passeio ou sobre a faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público, é infração grave com valor de R$ 127,69 e remoção do veículo como medida administrativa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos