Valente, Botafogo vence Corinthians com gol de pênalti e deixa a lanterna

O resultado positivo fez o time de General Severiano subir para a 17ª posição com 29 pontos ganhos. O Timão segue na quinta posição com 46 pontos ganhos.

Sandro Pereira/D24amSandro Pereira/D24am

O Botafogo conseguiu deixar a última posição do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Corinthians, por 1 a 0, em partida disputada na noite deste sábado, na Arena da Amazônia, em Manaus-AM. O Alvinegro carioca, que vinha de três derrotas seguidas, atuou com muito empenho e dedicação durante os 90 minutos e ainda ficou com dez jogadores a partir da metade do segundo tempo, quando o volante Bolatti argentino foi expulso de campo.

O resultado positivo, conquistado de forma heróica, fez o time de General Severiano subir para a 17ª posição com 29 pontos ganhos. O Timão segue na quinta posição com 46 pontos ganhos.

Depois de sofrer o gol, em pênalti convertido por Wallyson, no primeiro tempo, o time paulista pressionou de forma desesperada em busca do empate, mas encontrou pela frente um time determinado. O goleiro Helton Leite, com grandes defesas, se tornou o destaque da partida.

O jogo
O Corinthians começou a partida sufocando o Botafogo que não conseguia sair da defesa. Logo aos dois minutos, Bruno Henrique arriscou da intermediária, o goleiro Helton Leite ficou olhando e a bola se chocou com o travessão,dando grande susto na torcida da equipe carioca.

Dois minutos depois, Bruno Henrique bateu escanteio, Rodrigo Souto alliviou e Fábio Santos mandou a bomba que passou bem perto da trave esquerda de Helton Leite.

Apesar de escalado com três atacantes, o Botafogo encontrava dificuldades para chegar na área corintiana. Só aos 11 minutos é que o time de General Severiano criou uma situação de perigo,quando Mamute foi derrubado na intermediária. Wallyson bateu forte, Cássio deu rebote e teve que saltar para segurar a bola antes que Rogério chegasse na bola.

O ritmo do Corinthians se tornou mais lento. O Botafogo marcava melhor no meio-campo e não dava liberdade aos armadores da equipe paulista como acontecia no começo do jogo.

Aos 20 minutos, Yuri Mamute foi lançado na área paulista e se jogou, quando poderia ter tentado a conclusão. Pela simulação, o atacante botafoguense recebeu cartão amarelo.

O time dirigido por Mano Menezes conseguiu criar outro bom momento aos 24 minutos quando Bruno Henrique foi lançado pela direita e chutou cruzado para boa defesa de Helton Leite.

Aos 26 minutos, Gabriel foi lançado pela direita e cruzou. A bola bateu no braço esquerdo de Fábio Santos e o árbitro marcou pênalti. Depois de três minutos de reclamação por parte dos corintianos, Wallyson bateu forte no meio do gol para colocar o Botafogo na frente.

Mais empolgado, o time dirigido por Wagner Mancini tentava aproveitar os espaços deixados pela equipe paulista para tentar ampliar a vantagem. Aos 32 minutos, Cássio não conseguiu segurar uma cobrança de falta efetuada por Wallyson e Fábio Santos teve que ser rápido para aliviar o perigo.

Mesmo desorganizado, o Corinthians pressionava em busca do gol do empate. Aos 47 minutos, Fagner cruzou fechado e Helton Leite se antecipou aos atacantes para socar a bola para bem longe da sua área.

Na próxima rodada, o Botafogo vai enfrentar o Sport,no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Corinthians vai encarar o Internacional, no Beira-Rio.

O Corinthians voltou para o segundo tempo com o atacante Malcom no lugar do volante Guilherme Andrade. E fazendo muita pressão sobre a defesa carioca. Aos três minutos, depois de tabelar com Malcom, Bruno Henrique cruzou e Luciano, na esquerda, pegou de primeira, mas mandou para fora, sem levar qualquer perigo para o gol de Helton Leite. Dois minutos depois foi a vez de Petros concluir,da entrada da área, para fora.

Muito recuado, o Botafogo apenas se defendia e não conseguia acionar seus atacantes. Os atacantes Rogério e Wallyson desciam para acompanhar os laterais corintianos, numa tentativa de encurtar os espaços de Fagner e Fábio Santos que, sem alternativa mais criativa, apelavam para os cruzamentos, sem qualquer resultado positivo.

O primeiro ataque da equipe carioca no segundo tempo só aconteceu aos 20 minutos. Murilo arrancou pela esquerda e bateu cruzado, mas a bola saiu com relativo perigo. Logo depois, o técnico Mano Menezes colocou o meia Jadson no lugar de Fagner e deslocou Bruno Henrique para a lateral direita.

Aos 26 minutos, o volante Bolatti segurou Jadson, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo, deixando o Botafogo com dez jogadores.

Com superioridade numérica, a pressão corintiana aumentou, enquanto o Botafogo seguia se defendendo com muito empenho. Aos 30 minutos, a equipe paulista quase empata. Após cruzamento, Helton Leite tropeçou na grama irregular e espalmou para frente, a bola sobrou para Malcon que mandou a bomba, mas o goleiro botafoguense fez uma grande defesa, espalmando para escanteio.

A pressão paulista se tornou mais intensa e, aos 40 minutos, Gustavo Tocantins recebeu livre e tocou, mas o goleiro Helton Leite salvou com os pés. O goleiro alvinegro voltaria a salvar o Botafogo com mais duas grandes defesas. No final, até o goleiro Cássio, depois de defender um chute perigo de Murilo, foi para a área, mas o Botafogo conseguiu garantir a importante vitória.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 0 CORINTHIANS

Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Data: 11 de outubro de 2014, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Público: 19.989 pagantes
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Cartão Amarelo: Yuri Mamute, Rogério, Bolatti (Bota); Fagner, Fábio Santos Cori)
Cartão Vermelho: Bolatti (Botafogo)
Gols:
BOTAFOGO:Wallyson,aos 29 minutos do primeiro tempo

BOTAFOGO: Helton Leite, Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Rodrigo. Souto, Bolatti, Gabriel, Rogério (Matheus Menezes), Yuri Mamute (Murilo) e Wallyson (Andreazzi)
Técnico: Vagner Mancini

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Jadson), Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Guilherme Andrade (Malcom), Bruno Henrique (Gustavo Tocantins), Petros e Danilo; Romero e Luciano
Técnico: Mano Menezes

Fonte: Gazeta Press

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos