Coleta seletiva é reimplantada em Jacarecica

Ascom SlumAscom Slum

Contemplado há alguns anos com a rota da coleta seletiva de resíduos pela Cooperativa dos Recicladores do Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), o bairro de Jacarecica recebeu, na manhã desta segunda-feira (13), a visita dos educadores ambientais da Slum. O principal objetivo da ação foi a sensibilização dos moradores para reimplantação da coleta seletiva na localidade.

A atividade também contou com a participação de catadores, da presidente da Cooplum, Maria José da Silva e da diretora de planejamento da Slum, Nadja Barros. Durante a ação, eles explicaram como proceder de modo correto para separar o lixo orgânico (molhado) do lixo reciclável (seco), distribuíram panfletos explicativos e forneceram informações sobre o dia de coleta e os benefícios decorrentes da adesão.

Diversas residências já aceitaram participar e, na ocasião, receberam o adesivo de identificação colado no muro ou no portão e sacos de ráfia para colocar os resíduos recicláveis. “Houve uma boa aceitação dos moradores”, assegura Alessandro Feitosa, educador ambiental da Slum. “A aceitação foi boa. A maioria das casas visitadas aceitou. Muitas donas de casa falaram que estavam esperando essa reimplantação”, reforça Rita Araújo, coordenadora de controle ambiental da Slum.

Ficou acertado que os catadores da Cooplum irão realizar a coleta em Jacarecica sempre nos dias de segunda-feira. “Hoje, ficou muito mais fácil praticar a coleta seletiva. Com exceção do lixo do banheiro, das sobras de comida e dos resíduos considerados especiais, quase todo o resto pode ser reciclável”, aponta Rita.

A Slum lembra que a implantação nos dois conjuntos de apartamentos situados no bairro – Residencial Jacarecica e Alfredo Gaspar de Mendonça – ainda depende de os condomínios disponibilizarem um local específico para que os moradores depositem o lixo reciclável.

Na próxima quarta-feira, a equipe continua com a implantação, dessa vez nas casas situadas no bairro de Cruz das Almas, entre o Parque Shopping e a Unit.

Cooplum

A Cooplum possui 20 catadores que coletam, em média, 40 toneladas de resíduos recicláveis por mês. O papelão e o papel são os principais itens recolhidos em rotas que passam por grandes geradores (a maioria) e batem porta a porta nos bairros de Jatiúca, Stella Mares, Ponta Verde, Cruz das Almas, Jacarecica e Farol. A atividade é realizada tanto com carrinhos quanto com o caminhão cedido pela Prefeitura de Maceió.

Fonte: Ascom Slum

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos