Onda Verde: Rui Palmeira destaca maior fluidez no trânsito

Marco Antonio/Secom MaceióOnda Verde: Rui Palmeira destaca maior fluidez no trânsito

Onda Verde: Rui Palmeira destaca maior fluidez no trânsito

A mobilidade urbana é um problema enfrentado nas grandes cidades e capitais de todo o Brasil. Em Maceió, não é diferente. Os congestionamentos são rotina na vida dos condutores. Para tentar dar fluidez ao trânsito, no início de setembro, a Prefeitura de Maceió lançou a Onda Verde. Na prática, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) sincronizou os semáforos em duas das vias mais movimentadas da capital: avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro.

Segundo Rui Palmeira, esta é mais uma das ações que buscam soluções para a mobilidade urbana na capital e poderá ser aplicada em outras vias da cidade. Ainda segundo Palmeira, a eficiência dos projetos lançados pela SMTT está sendo alcançado diariamente. “É importante que os motoristas fiquem atentos à sincronia dos semáforos nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Uma vez sincronizados, todos os semáforos vão estar abertos para os veículos ao mesmo tempo, em uma espécie de ‘onda’”, explicou Rui Palmeira.

Para garantir o melhor fluxo, os veículos precisam manter uma velocidade média de 50 km/h. A medida da SMTT contempla ainda os semáforos tipo LED para a travessia de pedestres nas faixas de segurança, que permite uma maior visibilidade diurna e noturna aos pedestres, além de possibilitar a economia de energia e evitar o descarte de lâmpadas incandescentes no meio ambiente.

“Primeiro aplicamos a Faixa Azul que possibilita ao usuário do transporte público se deslocar de forma mais rápida. Se antes ele passava mais de uma hora dentro de um ônibus para sair da parte alta da cidade e chegar ao Centro, por exemplo, hoje a realidade é outra. Já com a Onda Verde, conseguimos dar maior agilidade para quem trafega nas demais faixas dessas vias. A intenção, em breve, é ampliar o projeto para as avenidas Tomás Espíndola e Gustavo Paiva”, finalizou o prefeito de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos