Redução do FPM leva prefeito a demitir secretários e comissionados

Alagoas24horas/ArquivoPrefeito Rogério Farias adotou medidas duras após redução do FPM

Prefeito Rogério Farias adotou medidas duras após redução do FPM

Os secretários e os comissionados da Prefeitura de Barra de Santo Antônio foram exonerados nesta sexta-feira, 17. A medida foi tomada em decorrência da redução dos recursos repassados às prefeituras pelo Fundo de Participação dos Municípios.

Nesta semana, 13 prefeituras alagoanas paralisaram as atividades em protesto durante 24 horas. Na próxima segunda-feira (20) é esperado que mais de 80 prefeituras de Alagoas adiram à paralisação dos serviços, ficando apenas os serviços essenciais oferecidos a população.

Isso porque os gestores alegam que a crise nos municípios são as piores dos últimos tempos. De acordo com o prefeito de Barra de Santo Antônio, Rogério Farias, nos últimos meses o repasse vem sendo reduzido, o que vem impossibilitando o pagamento das despesas do município.

“Mensalmente os recursos vêm sendo reduzidos e a receita do município não aumenta, nisso pagamos e, automaticamente, já ficamos devendo”, destacou o gestor. Ainda segundo Farias, se não houvesse a exoneração as despesas seriam crescentes, “e isso nos levaria a ferir a Lei de Responsabilidades Fiscal”.

O prefeito destacou ainda que os cargos serão preenchidos aos poucos conforme a necessidade de cada pasta. Ele assegurou a economia do município estará em torno de R$ 6 mil, o que possibilitará o pagamento da única folha atrasada.

Paralisação

Na última quarta-feira, 15, 13 prefeituras paralisaram as atividades durante 24 horas. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) a paralisação pode chegar a quase 100% dos municípios na próxima segunda-feira (20). A prefeitura de Maceió ainda não se manifestou sobre uma possível paralisação.

Com a paralisação, fecharam as portas as prefeituras de Estrela de Alagoas, Igaci, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Tanque D’Arca, Porto Real do Colégio, Paulo Jacinto, Japaratinga, Quebrangulo, Viçosa, Matriz do Camaragibe, São José da Lage, Porto de Pedras paralisaram o atendimento à população.

Apenas os serviços essenciais de saúde e segurança pública foram oferecidos a população. Segundo a AMA, um documento está sendo elaborado pelos gestores, em parceria com a AMA, com as medidas que serão adotadas referente à contenção de despesas correntes, inclusive, com cargos comissionados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos