Quadra de esportes em Cruz das Almas é entregue revitalizada

Marco Antonio/Secom MaceióMarco Antonio/Secom Maceió

Com o intuito de oferecer mais qualidade de vida e incentivar a prática de esportes nos diversos bairros da capital alagoana, a Prefeitura de Maceió segue com a revitalização dos espaços de lazer. Após a entrega da quadra de esportes Xisto Gomes de Melo, no Jacintinho, o Prefeito Rui Palmeira e o secretário Municipal de Esportes e Lazer (Semel) entregaram, nesta sexta-feira (17), totalmente reformada a quadra da Praça Tenente Madalena, no bairro Cruz das Almas.

Acompanhado do vice-prefeito, Marcelo Palmeira, e de titulares das pastas municipais, durante cerimônia de entrega do espaço, o Prefeito Rui Palmeira destacou a importância de investir em áreas de convivência. “Espaços como este que está sendo entregue hoje são muito importantes porque promovem a inclusão social e dão mais qualidade de vida à comunidade, além de incentivar a prática esportiva. São ambientes que estão sendo recuperados e devolvidos à comunidade para que as crianças, jovens, adultos e idosos possam voltar a frequentá-los”, ressaltou.

Orçada em cerca de R$ 45 mil, a quadra recebeu nova pintura, alambrado, iluminação, tela de proteção, além de toda estrutura necessária para a prática de modalidades como vôlei, futebol de salão e basquete. O espaço entregue é o quarto, de um lote de seis quadras, que serão revitalizadas até o final do ano.

O secretário da Semel, Antônio Moura, que coordena os trabalhos de revitalização das quadras, ressaltou a importância da obra e a parceria com as demais secretarias municipais. “As quadras que estão sendo entregues são importantes para promover a integração e a inclusão social e incentivar o ingresso dos jovens no universo do esporte. Inclusive, o espaço poderá ser utilizado para a realização de um campeonato de futebol, promovido pela comunidade, e que conta com o nosso apoio. Isto tudo é resultado do trabalho integrado entre a secretaria do Meio Ambiente, a Sempma, as superintendências de Limpeza (Slum) e a de Iluminação (Sima).” ressaltou.

Ainda de acordo com Moura, até o final do ano, serão entregues as quadras de esportes da Praça do Cruzeiro, no Vergel do Lago, e da Praça Roberto Mendes, no Loteamento Stella Maris. Até o final do ano, a Prefeitura de Maceió deverá abrir o processo de licitação do segundo lote. Nesta fase, outras 12 quadras espalhadas em diversos pontos da cidade serão contempladas com diversas obras de melhorias. Nos últimos dois meses, a Prefeitura entregou à população as quadras do Mirante do Jacintinho, da Grota do Rafael e da Praça Xisto Gomes de Melo, todas no Jacintinho.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira destacou as ações da Prefeitura no Bairro. “Cruz das Almas estava esquecida, mas agora recebeu a quadra de esportes totalmente reformada, e outras ações de iluminação e infraestrutura. Estamos devolvendo à comunidade o bairro que ela merece, proporcionando mais qualidade de vida, dignidade e áreas de convivência”, ressaltou.

Planejada para ser um espaço de convivência de lazer e de esportes, no entorno da quadra, foram plantadas diversas mudas para a arborização da área. O titular da Sempma reforçou o papel da população para o cuidado com a praça. “É importante que a comunidade cuide do espaço, se policie e, caso veja alguém sujando e depredando a área, chame a atenção, aconselhe, porque o espaço é de todos”, aconselhou o secretário Raphael Wong.

O titular da Slum, Gustavo Novaes, também reforçou a parceria com a população para a manutenção dos locais limpos. “A Slum trabalha diariamente na limpeza dos bairros, mas é importante que a população contribua e conserve o local limpo, num trabalho conjunto”, ressaltou.

Além dos serviços de arborização, o bairro de Cruz das Almas também recebeu os serviços de limpeza, pavimentação e de iluminação. Por meio da Sima, a orla do bairro está recebendo 14 postes de 12 metros com duas luminárias de 250w cada, oito postes de 12 metros com três projetores de 400w, subestação de energia, eletrodutos e todo cabeamento. A obra também foi executada com recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), num valor total de R$ 606 mil.

A série de obras é motivo de comemoração para os moradores. O líder comunitário do bairro, Luiz Reinaldo, destacou a atenção da Prefeitura e a importância da obra. “Essa região era considerada por muitas pessoas e antigos gestores como a ‘prima pobre’ da região, mas o Rui Palmeira enxergou e fez esse trabalho tão bonito aqui na praça, pavimentou a Avenida Pilar que estava deteriorada e as transversais de Cruz das Almas”, comemorou.

O presidente da Associação dos Moradores de Cruz das Almas também comentou: “Após anos de esquecimento, finalmente, Cruz das Almas recebeu as ações”, enfatizou Flaviano de Melo Gomes.

Fonte: Karine Amorim e Lucas Alcântara / Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos