‘Matador’, Santos faz 3 no Pacaembu e freia Palmeiras

Friedemann Vogel / Getty ImagesGeuvânio anotou o gol que abriu caminho para a vitória santista

Geuvânio anotou o gol que abriu caminho para a vitória santista

torcida alviverde encheu o Pacaembu neste domingo para ver o Palmeiras encarar o seu desafio mais duro na arrancada contra o rebaixamento à segunda divisão nacional. O adversário era o forte Santos, que vinha motivado por uma contundente goleada sobre o Botafogo por 5 a 0, pela Copa do Brasil, aplicada naquele mesmo Pacaembu. O time alviverde jogou bem e chegou a ser dominante no primeiro tempo. Entretanto, a equipe alvinegra foi mais eficiente, marcou dois gols pouco antes do intervalo e definitivamente freou a boa fase palmeirense no Campeonato Brasileiro: venceu por 3 a 1 e decretou a primeira derrota do rival paulista após três triunfos consecutivos.

O Santos matou a partida em um intervalo de três minutos (entre os 38min e os 41min do primeiro tempo). O Palmeiras era imensamente superior em campo e contava com boa atuação do aniversariante Valdivia, quando viu seu lateral direito falhar duas vezes e permitir o triunfo alvinegro. Primeiro, Lucas Lima aproveitou espaço nas costas de João Pedro e deixou Geuvânio frente a frente com Fernando Prass para abrir o placar. Depois, o mesmo Lucas Lima observou nova desatenção do jovem de 17 anos, cobrou falta rapidamente para Mena, e o chileno cruzou para Gabriel ampliar. No segundo tempo, o mesmo Gabriel ainda fez o terceiro, e Henrique descontou para o Palmeiras.

Com o tropeço, o time palmeirense caiu da 12ª para a 14ª colocação. Porém, até que o Botafogo entre em campo para enfrentar o Sport, às 18h30 (de Brasília), a vantagem para a zona do rebaixamento seguirá igual à da última rodada (quatro pontos) – se o time carioca triunfar, a distância será de somente dois tentos. Por sua vez, o Santos permaneceu no sétimo posto, mas agora com 45 pontos – a cinco do G-4. Na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), a equipe alviverde visita o líder Cruzeiro, no Mineirão. Já o time santista recebe, às 22h, o Fluminense, na Vila Belmiro.

Palmeiras e Santos entraram em campo com algumas novidades em relação às últimas partidas. Dorival Júnior, por exemplo, contou com a volta de Marcelo Oliveira, que começou o jogo como titular no lugar do recém-contratado Washington. Por sua vez, Enderson Moreira pode escalar os líderes Aranha e Robinho. E o Santos começou o duelo dominando a posse de bola, mas sem criar as melhores chances.

A primeira delas saiu dos pés do aniversariante Valdivia, que compleou 31 anos neste domingo e colocou Wesley na cara do gol ainda antes dos 10min. O volante pegou muito embaixo na bola ainda e mandou por cima da meta. Daí para frente, o Palmeiras adiantou sua marcação e tomou as rédeas do jogo. O time alviverde tinha bastante espaço para atacar principalmente pelo lado direito. Foi por lá, por exemplo, que Henrique recebeu livre dentro da área, mas se enrolou todo ao tentar finalizar de pé canhoto.

O melhor em campo era Valdivia. Apesar de ter recebido um cartão amarelo por reclamação, o chileno fez de tudo nos 45 minutos iniciais: desarmou, sofreu faltas, acertou bons passes e ainda obrigou Aranha a trabalhar em chute de fora da área. Quando o Palmeiras era muito melhor em campo, porém, o Santos aproveitou falhas defensivas de João Pedro para definir o jogo pouco antes do intervalo. Aos 38min, Lucas Lima achou espaço nas costas do lateral direito, e enfiou linda bola para Geuvânio, que bateu na saída de Fernando Prass: 1 a 0. Três minutos depois, Lucas Lima cobrou falta rapidamente, Mena cruzou da esquerda, e Gabriel ampliou o marcador. Era um castigo para a boa primeira etapa palmeirense.

No intervalo, Dorival Júnior tirou Juninho e colocou Leandro, para dar mais ofensividade ao Palmeiras, mas pagou caro por isto ainda no início da segunda etapa. Aos 3min, Gabriel escapou sozinho no meio da zaga alviverde, recebeu de Geuvânio em posição duvidosa e, cara a cara com Fernando Prass, só tocou no canto direito. A vitória alvinegra estava sacramentada. O Palmeiras dormiu por 10 minutos e, quando acordou, viu o placar apontar 3 a 0.

No fim, Arouca perdeu chance inacreditável: -com o gol aberto, chutou fraco, rasteiro, e viu Fernando Prass defender com os pés -, e Henrique descontou aos 40min. Mazinho fez linda jogada pelo lado direito e cruzou na cabeça do atacante, que só cutucou para o fundo das redes e comemorou o seu 14º gol no Campeonato Brasileiro: ele agora é o artilheiro isolado da competição. Isto, contudo, não diminuiu a frustração dos mais de 33mil torcedores palmeirenses que foram ao Pacaembu ver o time se distanciar ainda mais da zona do rebaixamento.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos