Uruguai deve definir presidente no 2º turno, de acordo com pesquisas

Palácio Estevez, antiga sede do governo Uruguaio
Palácio Estevez, antiga sede do governo Uruguaio

Uruguai vota para novo presidente com reforma da maconha pendurada
Pesquisas de boca de urna das eleições para a presidência do Uruguai mostraram o candidato Tabaré Vázquez, da coalizão de esquerda Frente Ampla, em vantagem em relação ao seu adversário de centro-direita, Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. Segundo as pesquisas, a disputa deve ser resolvida no segundo turno.

A pesquisa feita pela Consultora Factum mostrou Vázquez ganhando com 46% contra 31% de Lacalle Pou. Uma segunda pesquisa, feita pela Equipos Consultores, mostrou Vázquez ganhando com 44% e Lacalle Pou com 33% dos votos.

Disputa
Os uruguaios votaram neste domingo em uma eleição presidencial em que o partido de esquerda que está no poder tenta vencer um jovem de centro-direita que promete reverter uma lei pioneira sobre a maconha.
De saída do cargo, o presidente José Mujica, um ex-guerrilheiro de 79 anos, tenta devolver o poder ao seu antecessor Tabaré Vázquez. Mujica e Vázquez, de 74 anos, entregaram uma década de forte crescimento econômico, com Mujica legalizando o aborto, o casamento homossexual e a produção, distribuição e venda de maconha.

Há seis meses, a coalizão de esquerda Frente Ampla parecia ser favorita com certa folga para assegurar um terceiro mandato de cinco anos na presidência, com suas políticas econômicas pró-mercado e medidas de bem-estar social.
Mas depois de uma vitória inesperada nas primárias do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, de 41 anos, passou a subir constantemente nas pesquisas, aproveitando o descontentamento de muitos uruguaios com o alcance das reformas liberais.

Pesquisas de opinião antes da eleição mostraram Vázquez vencendo, com entre 43% a 46% dos votos contra 31% a 33% do seu jovem rival. Mas isso o deixaria sem os 50% necessários para vencer a disputa no primeiro turno, fazendo com que tivesse que enfrentar Lacalle Pou em outro pleito, no final de novembro.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos