Homem com tuberculose agoniza em terreno atrás de posto de saúde

Sandro Quintela/Real Deodorense/CortesiaHomem com tuberculose

Homem com tuberculose

Um homem com tuberculose foi encontrado por um gari, atrás de um posto de saúde, no Francês, vivendo em condições subumanas. Moradores da região afirmam que o morador em situação de rua está há três dias deitado sobre um colchão, em um terreno baldio, trajando apenas uma bermuda.

Os moradores acionaram a equipe de reportagem do site Real Deodorense para pedir apoio na divulgação do fato. Isso porque o gari que o encontrou teria ligado para o Samu pedindo ajuda, mas não obteve êxito, por falta de transporte adequado, já que se trata de uma doença contagiosa. Os próprios moradores reconhecem que o posto de saúde não tem estrutura para abrigar o paciente.

No momento em que a reportagem chegou ao local observou que alguém havia deixado uma marmita próxima ao cidadão, mas ele sequer teve condições de sentar para fazer a refeição. Além de parecer sentir dores intensas, o paciente apresenta falta de ar.

Por causa do dia do servidor público ninguém na secretaria de Saúde de Marechal Deodoro foi encontrado para prestar esclarecimentos sobre o fato.

Versão oficial

A respeito das informações divulgadas na imprensa sobre um homem deitado nos fundos do antigo posto de saúde no povoado do Francês em Marechal Deodoro, informo que de acordo com o secretário de Saúde do Município, Augusto Cesar Andrade Cruz Filho, trata-se de um morador de rua por opção e dependente químico.

Ainda segundo o secretário, por diversas vezes este paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento do Francês, além do Hospital 24 horas e ainda no Hospital de Doenças Tropicais – HDT em Maceió. Mas ele sempre abandona o tratamento e deixa o local de internamento. Seu último internamento foi na Comunidade Nova Jericó, que trata de dependentes químicos. Mas também fugiu.

A equipe da Secretaria de Assistência Social localizou seus familiares. Mas ele se nega a viver com eles. O proprietário de uma pousada no Francês lhe ofereceu um local de moradia. Mas ele também recusou.
Mesmo assim tem sido acompanhado pela equipe do Programa de Saúde da Família – PSF do Francês, mas também se nega a tomar medicação. Quando a equipe do PSF tomou conhecimento sobre seu paradeiro por volta das 14h30 da tarde desta segunda-feira, ele foi removido em uma ambulância da prefeitura de Marechal Deodoro até o Hospital Geral do Estado, HGE, onde ele permanece internado – até o momento – aguardando vaga no HDT.

Fonte: * Real Deodorense

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos