Rui Palmeira vistoria obras do Residencial Parque dos Caetés

Marco Antonio/Secom MaceióMarco Antonio/Secom Maceió

Prezando pela habitação atrelada à qualidade de vida, a chefia do Executivo Municipal tem realizado investimentos para garantir aos maceioenses o direito à moradia digna e com boa estrutura. Nesta terça-feira (28), o prefeito Rui Palmeira vistoriou as obras do maior projeto da gestão neste sentido, o Residencial Parque dos Caetés, no Benedito Bentes II. O residencial está com os serviços avançados e beneficiará, quando concluído, um total de 2.976 famílias.

Durante a vistoria, Rui Palmeira também ressaltou que os futuros moradores do Parque dos Caetés serão maceioenses que vivem atualmente em situação de risco, em locais de vulnerabilidade social. Acompanhado pelo secretário municipal da Habitação Popular e Saneamento, Mac Lira, o prefeito destacou que, além de reduzir o déficit habitacional, o empreendimento também é sinônimo de geração de renda e emprego visto que, entre os mais de 600 funcionários, a maior parte é composta por moradores do Benedito Bentes.

“Estamos trabalhando para proporcionar melhor qualidade de vida à população. No caso deste empreendimento, a maior parte dos contemplados vive sem estrutura social digna, sem acesso a saneamento básico, sem energia elétrica e exposta a doenças. O Parque dos Caetés é, sobretudo, um bairro planejado que cresce com toda estrutura social e comercial necessária. Estes moradores terão centros de saúde, creches, terminal de ônibus e outros serviços para que elas possam viver tranquilamente”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

O titular da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS) enfatizou que a construção do Parque é uma das iniciativas efetivas à redução dos problemas referentes à moradia. “A habitação é uma necessidade entre a população da capital. De 2013 até agora, a Prefeitura já contratou e está em execução com, aproximadamente, 10.130 unidades habitacionais, um número significativo, considerando que o déficit habitacional, segundo o IBGE, é de 42 mil”, afirmou o secretário.

Durante a vistoria, Mac Lira ressaltou, ainda, os investimentos do Executivo Municipal voltados aos maceioenses que vivem em áreas de risco. “O nosso compromisso não é só o de entregar um novo imóvel, mas também o de impedir que a população volte a ocupar os locais vulneráveis, razão pela qual é feita a demolição destas casas. Nós trabalhamos para oferecer habitação, segurança e comodidade a população”, completou.

Residencial
Com previsão de entrega para novembro de 2015, o Residencial Parque dos Caetés contará com 744 blocos e 12 quadras, cuja construção está orçada em R$ 180 milhões com recursos da Prefeitura de Maceió e do Governo Federal, com financiamento por meio do Banco do Brasil no programa “Minha Casa, Minha Vida”. Entre as 2.976 unidades do empreendimento, 1.788 já estão erguidas e os serviços de pavimentação e drenagem das áreas internas foram concluídos.

De acordo com o secretário Mac Lira, serão cerca de 20 mil moradores no local. “É um quantitativo maior do que o registrado em municípios do interior alagoano e, por isso, estamos tendo a preocupação não só de entregar um residencial, mas sim um bairro planejado dotado de estrutura social e comercial necessária. A estrutura viária também está sendo bem planejada, o que facilitará a circulação de coletivos pelo bairro”, disse.

O Parque dos Caetés terá ainda seis poços artesianos, sistemas de drenagem e de esgotamento, rede elétrica, 12 quadras poliesportivas, escola, creche, posto de saúde, sistema viário e uma novidade: uma área comercial, onde os moradores poderão instalar seus pontos de comércio. Todo o residencial está rodeado por uma área de preservação ambiental.

Cada apartamento tem 42 m² e terá dois quartos, cozinha, sala e área de serviço, com revestimento em piso cerâmico, com tinta texturada e complementado com louças, balcão e ferragens. A acessibilidade também foi contemplada no projeto arquitetônico do residencial. As instalações estão sendo adaptadas para deficientes, com portas em vãos largos e o banheiro amplo, planejado para comportar cadeirantes.

O empreendimento está sendo construído com um método inovador em alvenaria, o chamado concreto celular. A técnica, que está entre as mais modernas e leves da construção civil, fará com que os apartamentos tenha isolamento acústico e térmico, já que o concreto celular dificulta a passagem do calor.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos