Saúde Vocal é tema de capacitação para professores da rede pública

AssessoriaSaúde Vocal é tema de capacitação para professores da rede pública

Saúde Vocal é tema de capacitação para professores da rede pública

Com o tema “Multiplicador de Saúde Vocal do Professor”, o Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor da Educação realizou na sede da 10ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), em Porto Calvo, uma formação voltada aos professores da rede estadual de ensino. O evento faz parte de ação macro com todas as CREs, em sua primeira etapa.

Além de prevenir os distúrbios da voz, o propósito da ação também visa capacitar os professores da rede estadual de ensino sobre a saúde vocal desses profissionais, levando orientações vocais para formar multiplicadores em cada escola nos municípios alagoanos.

Como informa a fonoaudióloga Rayné Melo, do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), em 2012 foi constatado que a disfonia, ou seja, alteração na produção da voz, ficou em terceiro lugar de acometimento ao professor, diagnóstico constatado pelo Nuqav. “A prevenção é a base para evitar qualquer distúrbio vocal, já que o professor utiliza frequentemente a voz”, atesta.

Rayné destaca ainda que a falta de informações para os cuidados básicos de voz é muito frequente entre a maioria dos profissionais da área da educação, especificamente aos que estão em sala de aula. Segundo a fonoaudióloga, a hidratação é fundamental na prevenção do distúrbio da voz.

Segundo ela, durante a formação, os profissionais recebem um kit contendo uma garrafa para água e uma cartilha contendo orientações e cuidados vocais. “São repassadas estratégias de como evitar excesso do uso da voz, principalmente em sala de aula”, assegura Rayne Melo.

Para Claudio Henrique Morais, que atua há 22 anos no magistério, na Escola Estadual Saturnino de Souza, de Matriz de Camaragibe, reconhece que a formação é importante para os professores, já que o principal instrumento de trabalho da categoria é a voz. “Mesmo já tendo acompanhamento há dois meses, a formação traz mais benefícios para a saúde”, constata.

Laudicéia Soares, coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Ensino, destaca que a formação é fundamental para os professores e, com isso, vai transmitir técnicas e os cuidados que os profissionais devem ter com a voz. “Além de conscientizar sobre a prevenção, a formação vai fazer com que os profissionais da educação comecem a valorizar ainda mais a voz”, afirma.

Além de Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Porto Calvo, o Núcleo de Qualidade de Vida da SEE fará ainda formação em Maceió (30); Viçosa, dia 04 de novembro; dia 11, em União dos Palmares; dia 18, em Santana do Ipanema, e 25, em Penedo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos