Brasil vence Cuba e encerra primeira fase invicto

Divulgação/FIVBDivulgação/FIVB

A seleção brasileira masculina de vôlei encerrou a primeira fase do Campeonato Mundial de forma invicta. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho derrotou Cuba, neste domingo (07.09), por 3 sets a 1 (22/25, 25/23, 25/18 e 25/17), em 1h46, na Spodek Arena, em Katowice (Polônia). Nos jogos anteriores, o Brasil venceu Alemanha, Tunísia e Finlândia, por 3 sets a 0, e Coréia do Sul, por 3 a 2.

Primeiro colocado do Grupo B na primeira fase, o Brasil segue, agora, para o Grupo F e permanece na cidade de Katowice. As demais seleções desta mesma chave são Rússia, Alemanha, Canadá, Bulgária, Finlândia, Cuba e China. O outro grupo com os times que seguem adiante no Mundial, o grupo E, contará com Polônia, França, Sérvia, Irã, Estados Unidos, Argentina, Itália e Austrália.

A trajetória da seleção brasileira na próxima fase também já está definida. Os adversários serão Bulgária (dia 10), China (dia 11), Canadá (dia 13) e Rússia (dia 14). Os quatro jogos acontecerão às 16h40, na Spodek Arena, em Katowice.

Neste domingo, no último jogo da primeira fase, o Brasil contou com boa atuação da dupla de centrais, Sidão e Lucão. Cada um marcou 10 pontos e saíram de quadra com o maior número de acertos. O maior pontuador do jogo, no entanto, foi o cubano Mesa, com 16 pontos. Outro ponto alto da seleção verde e amarela ficou por conta da volta do levantador Bruninho, que ficou de fora dos dois últimos jogos por uma leve contusão na mão direita.

"Hoje pensei mais em tentar dar uma motivação no grupo do que ser perfeito tecnicamente. Paramos de errar e passamos a jogar com uma atitude mais agressiva. Naquele momento precisava de um choque e a minha entrada, junto com o Lipe, que também tem essa característica, conseguiu dar uma motivada no time e demos a volta por cima. Sabemos que o Brasil tem 14 jogadores que podem entrar e virar uma partida", disse Bruno.

Junto com o levantador, entraram o oposto Vissotto e o ponteiro Lipe. "Essa é uma seleção e não apenas seis ou sete jogadores e isso é sempre muito importante, ainda mais em um Mundial, que é um campeonato muito longo. A entrada de jogadores como eu e o Bruno, que somos mais de contagiar o time, acabou sendo bom para o grupo", comentou Lipe.

O técnico Bernardinho repetiu o discurso sobre o valor do conjunto que tem em mãos. "O mais importante é a avaliação que tivemos de que um grupo de 14 jogadores pode nos levar a um ponto alto, onde nós queremos chegar, que é brigar pela medalha de ouro", concluiu Bernardinho.

O JOGO

Cuba colocou pressão na equipe brasileira logo no inicio do jogo e fez 3/0. No ace de Lucão, o Brasil reduziu a vantagem adversária para 5/4. No primeiro tempo técnico, o time de Cuba vencia por 8/5. No bloqueio de Raphael, a equipe verde e amarela voltou a encostar: 8/7. Na sequência, veio o empate e, com Wallace, a seleção brasileira assumiu o comando do marcador (10/9). Os cubanos voltaram a abrir em 16/14. Um novo empate em 19 pontos deixou o final do set equilibrado. Mas, no final, melhor para Cuba, que fechou em 25/22.

O segundo set também começou bem disputado. Em boa passagem de Sidão pelo saque, o Brasil fez 3/2. No bloqueio de Wallace, a equipe verde e amarela abriu dois (5/4). Mas a seleção de Cuba não permitiu a reação brasileira e colocou quatro em 11/7. Bernardinho fez a inversão e Bruninho voltou a jogar depois de dois jogos fora por uma pequena contusão na mão direita. No bloqueio de Bruno, a diferença caiu para 14/13. Com Sidão, o Brasil empatou: 16/16. Depois, tudo igual de novo em 19 pontos e, com Murilo, a seleção brasileira virou (20/19). Já na reta final do set, as seleções empataram em 22/22, mas, no final, melhor para o Brasil, que fez 25/23.

A seleção manteve a formação que terminou o segundo set e começou o terceiro com Bruno, Vissotto e Lipe. O começo da parcial foi mais uma vez equilibrado (3/3). O Brasil abriu dois em 7/5. No bloqueio de Murilo, a equipe de Bernardinho fez 11/7. Os brasileiros mantiveram a boa vantagem e fizeram 16/11. O set seguiu mais tranquilo para o Brasil, que, em boa passagem de Lipe no saque, fez 19/13. Com ponto direto de saque de Sidão, a equipe verde e amarela chegou a 22/14. Na sequência, fechou o set em 25/18.

O quarto set manteve o bom ritmo e o Brasil colocou um ponto de vantagem em 8/7. No ace de Lipe, a seleção verde e amarela fez 10/7 e Cuba pediu tempo. Mas a equipe brasileira seguiu melhor e, com bom aproveitamento de Vissotto no ataque, fez 15/11. O Brasil não enfrentou tanta dificuldade para vencer o set decisivo, que terminou com vantagem de oito pontos: 25/17.

EQUIPES

BRASIL – Raphael, Wallace, Sidão, Lucão, Murilo e Lucarelli. Líberos – Mário Jr. e Felipe

Entraram – Lipe, Vissotto, Bruno

Técnico: Bernardinho

CUBA – Romero, Jimenez, Macias, Rodroguez, Mesa e Uriarte. Líbero – Gutierrez

Entraram – Cepeda, Osoria, Calvo

Técnico: Rodolfo Sanchez

Fonte: CBV

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos