Festival de flores projeta crescimento em Maceió

Alagoas24horasFlores de várias espécies são sucesso em feira no Comércio de Maceió

Flores de várias espécies são sucesso em feira no Comércio de Maceió

Com o inicio da primavera no último dia 22 de setembro, a expectativa de floriculturistas aumenta. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o ano de 2014 deve ser difícil para o setor que deve crescer entre 8% e 10%, diferentemente do ano passado quando essa expansão chegou a casa dos 15% e 17%.

O reflexo, segundo o Ibraflor, pode estar atrelado à crise econômica que atinge todos os setores da sociedade, mas em Maceió a situação é diferente. O 7º Festival de Holambra, iniciado na última quinta-feira (25), na Praça Deodoro, no Centro, aponta um perfil diferente nesse comércio. A feira que conta com cerca de 100 espécies de plantas entre rosas, orquídeas e violetas espera registrar um número de vendas maior do que em 2013.

“A expectativa é que seja melhor do que o ano passado, a gente sempre tem uma tendência de crescimento. Na realidade, o público em Maceió sente falta de um local que tenha uma variedade tão grande de plantas”, avalia Theonelly Teodozio, um dos coordenadores da feira.

O festival organizado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em parceria com a Cooperativa de Flores de Holambra registrou em 2013 uma média de 6 mil visitantes por dia. “Para mim é uma terapia, já que não noto lojas com muitas opções de plantas como aqui”, diz a aposentada Floraci Costa, natural de Anadia, distante 88km de Maceió. Ela informou ainda à reportagem do Alagoas 24 Horas que veio do interior somente para ver as espécies colocadas à venda.

A mesma visão é compartilhada pela também aposentada Maria Lúcia. Maria carregava algumas orquídeas que acabara de comprar. “Vim o ano passado para feira e gostei. Então estou aproveitando o período da primavera, pois tem diversas flores aqui e com preço agradável”, diz a aposentada.

Boa parte das plantas vendidas na feira são oriundas de Holambra, no interior de São Paulo. A cidade é considerada a maior produtora de flores da América Latina. De acordo com os organizadores, o montante arrecadado na venda é revertido em parte para ações sociais realizadas pela Unidade Assistencial Lar Mariana, em Marechal Deodoro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos